Alimentação pode evitar progressão da doença renal

Alimentação adequada pode aumentar a qualidade de vida do doente renal. Uma iniciativa da DaVita Portugal em parceria com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais pretende apoiar os doentes renais nas escolhas alimentares.

Alimentação pode evitar progressão da doença renal
Alimentação pode evitar progressão da doença renal. Foto: © Rosa Pinto

A doença renal crónica carateriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins, e com a perda desta função passa a haver retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, como resultado dá-se uma acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue, a azotemia ou uremia.

Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal têm risco aumentado de desenvolver a doença renal crónica.

É conhecido que cada pessoa com doença renal tem preferências alimentares e necessidades nutricionais diferentes, mas é importante que as escolhas sejam adaptadas para que seja possível manter a qualidade de vida à medida que a doença progride.

Para permitir um acesso às possíveis escolhas alimentares a DaVita Portugal, em parceria com a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, realiza um curso de nutrição, dedicado a doentes renais, familiares e cuidadores, no dia 21 de julho, na Clínica DaVita Sintra, na Avenida General José Estevão de Morais Sarmento, 1, em Sintra, e no dia 27 de outubro, na Clínica DaVita, em Benfica, Lisboa.

O curso de participação gratuita é orientado pela nutricionista Inês Moreira e apoiado pelo chefe de cozinha Rui Lopes. O objetivo é promover uma alimentação saudável, equilibrada e adequada às necessidades nutricionais das pessoas com doença renal.

O curso tem a duração de três horas, das 10h00 às 13h00, e é constituído por uma introdução teórica, a cargo de Inês Moreira e pela confeção de uma refeição completa com a orientação do chefe Rui Lopes. A iniciativa inclui também a apresentação de receitas práticas e nutricionalmente ricas, e um momento final de convívio e degustação do menu.

A participação está sujeita a inscrição prévia através para o email apir@apir.org.pt ou pelo telefone 21 837 16 54. A iniciativa é destinada a qualquer doente renal, que pode fazer-se acompanhar por uma pessoa.