Alma Nómada de Magali Chouinard no Teatro Carlos Alberto

Estreia nacional no Teatro Carlos Alberto, nos dias 19 e 20 de outubro, Alma Nómada da artista Magali Chouinard. A Peça inspirada na obra da viagem de Júlio Verne ao Centro da Terra. Uma viagem ao centro de quem somos.

Alma Nómada de Magali Chouinard no Teatro Carlos Alberto
Alma Nómada de Magali Chouinard no Teatro Carlos Alberto. Foto: ©Jean-Guy Lambert

A Peça da artista multidisciplinar Magali Chouinard, que tem como inspiração a obra de Júlio Verne, vai estar pela primeira vez em Portugal, nos dias 19 e 20 de outubro, no Teatro Carlos Alberto, no Porto. A partir de Viagem ao Centro da Terra, o clássico de Júlio Verne, Magali Chouinard revisita a sua infância para nos lembrar da vertigem de crescer.

Em Alma Nómada, a artista inspirou-se nas paisagens naturais de floresta e de água e na espiritualidade dos indígenas do seu Quebeque natal, aglutinando máscaras, marionetas, projeções vídeo em ecrãs translúcidos e curtas animações.

Sem recorrer a uma única palavra, Alma Nómada quer levar-nos ao fundo de nós mesmos. A artista transporta-nos para um universo em que um lobo-guia e um corvo-consciência norteiam a jornada de uma mulher em direção a quem é – à sua interioridade múltipla. A peça é uma fábula tão abstrata quanto sensorial, lançada no domínio da poesia, potenciada pela trama sonora e pelo onírico preto e branco deste teatro de sombras.

Alma Nómada de Magali Chouinard no Teatro Carlos Alberto
Alma Nómada de Magali Chouinard no Teatro Carlos Alberto. Foto: ©Jean-Guy Lambert

Alma Nómada está integrada na programação do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) e é uma coprodução de Magali Chouinard, do Festival International des Arts de la Marionnette à Saguenay, do Canadá e do Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes de Charleville-Mézières, de França.

A peça Alma Nómada pode ser vista no Teatro Carlos Alberto no sábado, às 21h00, e no domingo, às 16h00. A última récita será rematada com uma conversa pós-espetáculo. Os bilhetes podem ser adquiridos por 10 euros.