Alojamentos locais em Reguengos de Monsaraz duplicam em 18 meses

Reguengos de Monsaraz aumentou capacidade para acolher turistas com duplicação de Alojamentos Locais em apenas 18 meses. Turismo de Portugal regista já 74 alojamentos locais e 20 empreendimentos turísticos no concelho.

Alojamentos locais em Reguengos de Monsaraz duplicam em 18 meses
Alojamentos locais em Reguengos de Monsaraz duplicam em 18 meses. Foto: DR

O concelho de Reguengos de Monsaraz viu duplicar o número de Alojamentos Locais (AL) nos últimos 18 meses. Desde o início de 2017 foram registados 40 alojamentos locais no Turismo de Portugal, totalizando 74 unidades no concelho.

Com o aumento da oferta de alojamento Reguengos de Monsaraz tem atualmente capacidade para receber 1.149 turistas, sendo 637 pessoas nos AL e 512 nos 20 empreendimentos turísticos do concelho.

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz indicou que “com a abertura da praia fluvial de Monsaraz, em junho de 2017, verificou-se um impacto considerável nas unidades de turismo, pois estiveram quase sempre lotadas durante o verão e pela primeira vez receberam um número significativo de reservas para uma semana completa.”

Dados da autarquia indicam que em 2017 foram registados cerca de 100 mil turistas, o que representou um acréscimo de 12,4 por cento em relação a 2016. O aumento de turistas justifica-se por uma maior divulgação, por um aumento geral de turistas à descoberta do país e, por outro lado, pelo conjunto de pontos de interesse que o concelho oferece ao visitante.

De entre outros pontos de interesse destaca-se: a vila medieval de Monsaraz; o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em atividade; os enoturismos; os principais monumentos megalíticos como o Cromeleque do Xerez e o Menir do Outeiro; o Observatório do Lago Alqueva e a Fábrica Alentejana de Lanifícios que produz há mais de um século as tradicionais mantas.

No período de verão, os turistas podem usufruir da praia de Monsaraz. Uma praia dotada de boas infraestruturas, com Bandeira Azul, Bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável. Os 150 metros de extensão de frente de praia permitem a sua utilização por mais de um milhar de banhistas em simultâneo.

Para além da praia e dos serviços de restauração, os veraneantes podem ainda passear de barco no Grande Lago Alqueva e escolher os vários programas que proporcionados por operadores, como um lanche na “Ilha Dourada”, observação de aves, ski, padel, boias de tração, entre outros.

O Concelho de Reguengos de Monsaraz tem ainda ao longo do ano diversas atividades culturais destacando-se a Bienal cultural de Monsaraz Museu Aberto, ou uma das provas para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em Moto, Quad, SSV e Auto.