Altice Portugal e Ministério da Educação vão promover desporto escolar

A Altice Portugal, através da Fundação PT, a Direção-Geral da Educação e o Desporto Escolar, assinaram, hoje, 3 de maio, um Memorando de Entendimento para a promoção do acesso à prática regular de qualidade do desporto pelos alunos.

Altice Portugal e Ministério da Educação vão promover desporto escolar
Altice Portugal e Ministério da Educação vão promover desporto escolar. Foto: DR

Altice Portugal, Direção-Geral da Educação e o Desporto Escolar, vão trabalhar numa interação desenvolvida ao nível da tecnologia, da inovação e das plataformas digitais – uma área que é o core da Altice Portugal – mas no caso do memorando assinado entre as três entidades, vão ser aplicadas ao Desporto Escolar.

O Desporto Escolar surge com o objetivo de contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Com cerca de 40 modalidades orientadas por mais de 6 mil professores nas 5 regiões educativas do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, abrange alunos dos 10 aos 18 anos. Há mais de 7 mil equipas, em todo o território nacional, disseminadas por mais de 1.200 escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Na cerimónia da assinatura do memorando, José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação referiu que “a prática regular de atividade física contribui para estilos de vida mais saudáveis e também para a melhoria do sucesso educativo dos nossos alunos”.

Para o Diretor-Geral da Educação “ao apoiar o Desporto Escolar, a Fundação PT está a contribuir para uma nova geração de portugueses com melhor qualidade de vida e mais preparados para os desafios do futuro.”

Para a Altice Portugal a ação a desenvolver no âmbito do memorando com os organismos do Ministério da Educação faz parte da estratégia de responsabilidade social da empresa. Assim, a Altice Portugal vai apoiar o Desporto Escolar, “no âmbito do compromisso de intervenção social e apoio ao desenvolvimento, enquanto importante agente social, com enfoque prioritário, entre outras, na área da Educação.”

O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, referiu que “através de várias modalidades, de interação entre colegas, de apoio entre pares, desenvolvem-se valores e competências fundamentais para o futuro: espírito de equipa, capacidade de superação, liderança, humildade.”

Alexandre Fonseca concluiu: “O projeto do Desporto Escolar é muito mais do que prática desportiva, é um caminho para uma melhor sociedade, mais justa, mais preparada, para melhores mentes. A Altice Portugal tem e não abdica da Forte Componente na Intervenção Social que tem em várias vertentes: agora com reforço na educação.”