Alunos do Porto vão a Bruxelas debater a cultura na Europa

Escolas Aurélia de Sousa, do Porto, selecionadas pela iniciativa europeia “A tua Europa, a tua voz!”. Alunos vão a Bruxelas, em março de 2018, debater qual o lugar para a cultura na Europa do futuro.

Edifício sede da Comissão Europeia, em Bruxelas
Edifício sede da Comissão Europeia, em Bruxelas. Foto: UE/Etienne Ansotte

Alunos do agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, do Porto, vão a Bruxelas no próximo mês de Março para transmitir às instituições europeias a sua perspetiva sobre o papel que a cultura deve desempenhar no futuro da Europa.

Na iniciativa ‘A tua Europa, a tua voz!‘ participam alunos de escolas de cada um dos 28 Estados‑Membros da União Europeia (UE) dos cinco países candidatos à adesão: Albânia, antiga República jugoslava da Macedónia, Montenegro, Sérvia e Turquia.

Os alunos das trinta e três escolas vão a Bruxelas debater e trocar ideias sobre o papel da cultura na Europa, e escolher por votação três propostas que as instituições europeias se comprometem a ter em conta nas políticas da UE.

‘A tua Europa, a tua voz!’ é uma iniciativa organizada pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE), que se destinada aos jovens, e que oferece a alunos das escolas secundárias selecionadas a possibilidade de irem a Bruxelas, de 15 e 16 de março de 2018, partilhar as suas opiniões e ideias sobre o tema “Unidos na diversidade: um futuro mais jovem para a cultura europeia”.

Estes alunos vão abordar questões como:

O que é a cultura europeia? Será apenas a soma das diferentes tradições de cada país, ou há valores comuns que nos tornam todos europeus?

Qual é o papel da cultura e dos intercâmbios culturais na vida dos estudantes?

O que pode a União Europeia fazer para promover a cultura (cinema, música, dança, literatura, teatro, etc.) e proteger melhor os locais classificados como património cultural?

Que papel poderá desempenhar a cultura no renascimento económico das regiões e dos municípios da Europa?

Como pode este renascimento proporcionar novas oportunidades de emprego aos jovens?

O que podem a UE e os Estados Membros fazer para facilitar este processo?

Com a iniciativa, o CESE procura assegurar que as opiniões, as experiências e as ideias da geração mais jovem sejam consideradas na elaboração das políticas da UE.