Álvaro Siza Vieira distinguido com Medalha de Mérito da U.Porto

Universidade do Porto distingue, com Medalha de Mérito, Álvaro Sisa. O arquiteto foi aluno e professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto e é dos arquitetos portugueses o mais reconhecido internacionalmente. Já distinguido com Prémio Pritzker.

Álvaro Siza Vieira distinguido com Medalha de Mérito da U.Porto
Álvaro Siza Vieira distinguido com Medalha de Mérito da U.Porto. Foto: Rosa Pinto

O arquiteto Álvaro Siza Viera é distinguido com a Medalha de Mérito da Universidade do Porto (U.Porto). O antigo estudante e professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) é a terceira personalidade a receber esta alta distinção.

Álvaro Siza Vieira é o mais internacionalmente reconhecido arquiteto português e o primeiro distinguido com o Prémio Pritzker, um prémio considerado o “Nobel da Arquitetura”, a atribuição da Medalha de Mérito da U.Porto é uma forma de “enaltecer a genialidade da sua obra arquitetónica, que é hoje, para orgulho de toda a Universidade, património cultural da própria instituição”.

Medalha de Mérito é reservada a “pessoas que se tenham salientado por relevantes serviços prestados à Universidade”, e serve de reconhecimento público a personalidades que se destacaram na vida da Universidade do Porto.

A entrega a Álvaro Siza da Medalha de Mérito pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, decorre numa cerimónia, no Auditório da Faculdade de Arquitetura, dia 18 de junho. Logo a seguir à entrega da Medalha é inaugurada oficialmente a exposição “Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo”, que representou Portugal na 15.ª Bienal de Arquitetura de Veneza.

A exposição foca-se no trabalho de Álvaro Siza no campo da habitação social, percorrendo as suas intervenções em diferentes cidades europeias e a sua relação com a cultura arquitetónica italiana, e em particular com o legado conceptual de Aldo Rossi.

Organizada pela Direção Geral das Artes do Ministério da Cultura, tem curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli. A exposição centra-se nos projetos de habitação social concebidos por Álvaro Siza para Veneza, Berlim, Haia e Porto, e evidencia “a sua experiência de participação social, enquanto reflexo de uma compreensão democrática da cidade e da cidadania europeias, através da criação espaços que se tornaram verdadeiros lugares de vizinhança.”

Álvaro Siza, natural de Matosinhos, onde nasceu, em 25 de junho de 1933, estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto – antecessora das faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da U.Porto, entre 1949 e 1955. Foi ‘Discípulo’ de Fernando Távora, de quem foi colaborador entre 1955 e 1958, e foi “um dos mais destacados professores da FAUP, da qual é atualmente Professor Catedrático Emérito.”

A obra do arquiteto é amplamente reconhecida a nível nacional e internacional. O mais premiado arquiteto português assinou projetos emblemáticos como os da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, da Biblioteca da Universidade de Aveiro, do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, da Igreja de Marco de Canaveses, do Pavilhão de Portugal na Expo 98, ou do próprio edifício da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, inaugurado em 1992.