Aniversário da Universidade do Minho leva Presidente da República a Braga

Marcelo Rebelo de Sousa discursa no 43º aniversário da Universidade do Minho (UMinho), no dia 17 de fevereiro. A Universidade inaugura uma biblioteca especializada em línguas e culturas orientais e promove debates e conferência.

Reitoria da Universidade do Minho
Reitoria da Universidade do Minho. Foto: Rosa Pinto

A Universidade do Minho comemora, amanhã, dia 17 de fevereiro, o 43.º aniversário. A cerimónia comemorativa que se realiza no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga, a partir das 10h00, é presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A cerimónia inclui o tradicional cortejo académico, o momento Compromisso com a Sociedade, a entrega do Prémio de Mérito Científico, da Medalha da Universidade aos funcionários mais antigos, dos Prémios Escolares e das Cartas Doutorais, indica a UMinho em comunicado.

Durante a cerimónia os momentos musicais estão a cargo do Coro Académico da UMinho, que será acompanhado pela Camerata – Orquestra de Cordas do Departamento de Música da UMinho, sob a direção do maestro Rui Paulo Teixeira.

Do programa consta “intervenções do reitor António M. Cunha, do presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide, do presidente do Conselho Geral, Álvaro Laborinho Lúcio, de Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e um discurso de Marcelo Rebelo de Sousa.

Inauguração de Biblioteca especializada em línguas e culturas orientais

De tarde, às 15h00, é inauguração, por Fernanda Rollo e António M. Cunha, a Biblioteca Fernão Mendes Pinto, construída a partir de espólios doados pelo embaixador João de Deus Ramos, que marca presença no evento, bem como o professor Timothy Wright e o Hanban – Gabinete de Divulgação da Língua Chinesa no Mundo.

A Biblioteca Fernão Mendes Pinto Este é um “espaço dedicado às línguas e culturas orientais que ocupa parte do quarto piso da Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga”. Na mesma data “está prevista a abertura da exposição ‘Fernão Mendes Pinto: Deslumbramentos do Olhar’, que irá estar aberta “até ao dia 3 de março de 2016”.

A exposição é “cedida pelo Instituto Camões e retrata uma das obras mais conhecidas deste escritor do século XVI, ‘Peregrinação’, que constitui o primeiro grande relato da exploração do Oriente pelos portugueses”.

Debate entre líderes empresariais e colaboradores de várias gerações

Para as 16h00 consta do programa de comemorações “o ciclo de tertúlias ‘2Share – Talentos Alumni’, subordinado ao tema ‘Quem és, de onde vens, para onde vais?’. Esta primeira edição junta, que irá decorrer no anfiteatro B1 do campus de Gualtar, tem a participação da diretora do Paço dos Duques de Bragança, Isabel Fernandes, do CEO da tecnológica F3M, Pedro Fraga, e do reitor António M. Cunha.

III Conferência Alumni

As comemorações incluem ainda a realização da III Conferência Alumni, com início previsto a partir das 18h30, na Reitoria da Universidade. A conferência destinada a ex-alunos da UMinho é subordinada ao tema “Mind the Gap”, para promover o debate entre líderes empresariais e colaboradores de diferentes gerações, colocando frente-a-frente os responsáveis Jorge Marrão da Deloitte e Luís Portela da Bial e os respetivos funcionários Pedro Brás da Silva e Nuno Pires, ambos formados na UMinho. Um debate a ser moderado por Álvaro Laborinho Lúcio.

O fecho das comemorações no dia 17 de fevereiro inclui ainda um concerto da fadista Cristina Branco, um cocktail de boas-vindas e um jantar de convívio com mais de 150 profissionais com percursos de relevo.