Ano Novo Chinês é celebrado em Lisboa com desfile e espetáculos

Desfile na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, e espetáculos junto Fonte Luminosa da Alameda, dia 9 e 10 de fevereiro, celebram o Ano Novo Chinês e assinalam 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China.

Ano Novo Chinês é celebrado em Lisboa com desfile e espetáculos
Ano Novo Chinês é celebrado em Lisboa com desfile e espetáculos. Foto: © Rosa Pinto

A Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, serve de cenário aos espetáculos que celebram o Ano Novo Chinês, nos dias 9 e 10 de fevereiro. No dia 9, pelas 11h00, um desfile com centenas de figurantes, envolvendo a dança do dragão, acrobatas, músicos, atores, e muitos outros, parte da Igreja dos Anjos, na Avenida Almirante Reis, em direção à Alameda D. Afonso Henriques.

O Conselheiro Cultural da Embaixada da República Popular da China, Shu Jianping, o representante das associações da comunidade chinesa em Portugal, Choi Man Hin, e a vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, dão as boas vindas aos lisboetas na entrada do novo ano chinês, sob o signo do porco. Um ano em que também se assinalam os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China.

Ao longo do dia 9, e do dia 10, decorrem, na Alameda D. Afonso Henriques, junto à Fonte Luminosa, diversos espetáculos de música, dança, teatro e outras artes performativas, incluindo a atuação da Companhia Nacional da Ópera nacional de Pequim, com um elenco de 70 pessoas.

Durante os dois dias decorre também uma feira de atividades e produtos chineses na Alameda D. Afonso Henriques.

A celebração do Ano Novo Chinês, ou a Festa da Primavera, é a festa mais aguardada pela comunidade chinesa em Portugal e uma oportunidade para mostrar à população portuguesa, os costumes de um povo que adotou Portugal como sua casa. Esta celebração é também uma oportunidade para os imigrantes chineses e outras comunidades estrangeiras reforçarem laços e promoverem o diálogo intercultural, a convivência e a integração.

Programa das celebrações do Ano Novo Chinês em Lisboa

Dia 8 de fevereiro
Espetáculo no Teatro Nacional de S. Carlos com a Companhia Nacional de Ópera de Pequim

Dia 9 de fevereiro
11h00-12h00: Desfile na Av. Almirante Reis, com inicio junto à Igreja dos Anjos, e até à Fonte Luminosa da Alameda
10h00-17h00: Feira tradicional na Fonte Luminosa da Alameda
13h00-16h30: Espetáculo na Fonte Luminosa da Alameda

Dia 10 de fevereiro
10h00-16h30: Feira tradicional na Fonte Luminosa da Alameda
14h00-16h30: Espetáculo na Fonte Luminosa da Alameda