António Cunha reconhecido com medalha de mérito científico

António Cunha reitor da Universidade do Minho e ex-presidente do CRUP foi reconhecido, hoje, com medalha de mérito científico, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

António Cunha reconhecido com medalha de mérito científico
António Cunha reconhecido com medalha de mérito científico. Foto: DR

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, entregou, hoje, a medalha de mérito científico a António Cunha. O MCTES reconheceu, desta forma, “o papel fundamental desempenhado por António Cunha no desenvolvimento do sistema de ensino superior e científico em Portugal.”

A entrega da medalha a António Cunha decorreu durante a visita a Braga de Manuel Heitor, onde foi formalizada a instalação do primeiro supercomputador em Portugal, e foi criado o Minho Advanced Computing Center.

António Cunha é doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros, e iniciou a carreira docente na Universidade do Minho em 1984 e em 2003 tornou-se Professor Catedrático.

Desde 2004 que António Cunha é reitor da Universidade do Minho, um cargo que abandonará a partir de 28 de novembro. De 2014 a 2017 ocupou também o cargo de Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

Investigador no Instituto de Polímeros e Compósitos / I3N (Laboratório Associado) na área do processamento e comportamento de polímeros e compósitos, António Cunha, “coordenou vários projetos de I&DT nacionais e europeus, organizou diversas conferências e cursos avançados internacionais e é autor ou coautor de 2 livros, produziu 120 artigos com publicação em revistas científicas internacionais, e teve, também, 4 patentes e 3 projetos vencedores de concursos nacionais de inovação industrial.”