António Guterres distinguido com Honoris Causa pela Universidade de Lisboa

António Guterres, atual Secretário-geral das Nações Unidas, é distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, em 19 de fevereiro, a proposta é do Instituto Superior Técnico, onde foi aluno e chegou a lecionar.

António Guterres distinguido com Honoris Causa pela Universidade de Lisboa
António Guterres distinguido com Honoris Causa pela Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa atribui o título de doutor Honoris Causa a António Guterres, por proposta do Instituto Superior Técnico. A cerimónia de doutoramento decorre no dia 19 de fevereiro.

António Guterres, natural de Lisboa, frequentou o Liceu camões, e fez a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico (IST), em 1971. No IST foi assistente da disciplina de Teoria de Sistemas e Sinais, e mais tarde como professor convidado, foi responsável pela criação das cadeiras de Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Seminário sobre Inovação em 2003/2004.

António Guterres foi Primeiro-Ministro entre 1995 e 2002, num período de grande relevância politica com a preparação do país para a entrada no euro e a defensa da independência de Timor-Leste.

Entre 1991 e 2002, António Guterres foi membro do Conselho de Estado. Foi eleito para a Assembleia da República, pela primeira vez em 1976, e exerceu as funções de deputado durante 17 anos. Na Assembleia da República foi responsável por pastas como Economia, Finanças, Planeamento, Administração Territorial e Ambiente.

Entre 1981 e 1983 foi membro da Assembleia Parlamentar do Conselho Europeu, tendo presidido ao Comité para a Demografia, Migração e Refugiados.

Em 2005 foi nomeado Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, cargo que exerceu de junho de 2005 a dezembro de 2015, um período repleto de vários conflitos, como os verificados na Síria e no Iraque e de crises como as do Sudão do Sul, Yemen e República Centro Africana. Conflitos e crises que originaram a maior vaga de refugiados após a II Guerra Mundial.

António Guterres foi eleito Secretário-Geral da Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, cargo que exerce desde 1 de janeiro de 2017.

António Guterres foi já distinguido com o doutoramento Honoris Causa na área das Ciências Sociais e Humanas pela Universidade da Beira Interior, doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, e doutoramento Honoris Causa pela Universidad Europea de Madrid, e já condecorado por mais de 13 Estados de todo o Mundo.