António Guterres investido como Secretário-Geral da ONU

A 12 de dezembro de 2016, António Guterres é investido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o novo Secretário-Geral da ONU, para o período de 2017 a 2021.

António Guterres investido como Secretário-Geral da ONU
António Guterres investido como Secretário-Geral da ONU. Foto: © DR

A Assembleia Geral das Nações Unidas, da qual fazem parte os 193 Estados-Membros, reúne no dia 12 de dezembro. Perante a Assembleia Geral vai fazer juramento sobre a Carta das Nações Unidas o novo Secretário-Geral, António Guterres.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar presente na cerimónia de juramento do novo secretário-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, indica nota da presidência enviada às redações.

Marcelo Rebelo de Sousa, ao fim da tarde do dia 12 de dezembro, oferece uma receção de homenagem a António Guterres, no edifício das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A Assembleia Geral das Nações Unidas vai prestar, também, uma homenagem de reconhecimento ao atual Secretário-geral, Ban Ki-moon, pelo trabalho desempenhado durante os dez anos que esteve à frente da Organização.

António Guterres assume efetivamente o cargo de Secretário-Geral da ONU no próximo dia 1 de janeiro de 2017. Um cargo para o qual foi eleito por aclamação na Assembleia Geral em 13 de outubro, logo após o Conselho de Segurança o ter recomendado por decisão unânime como candidato idóneo para liderar a Organização.

António Guterres foi um dos 13 candidatos, entre os quais 7 mulheres, à liderança da ONU, em que os candidatos se submeteram a audiências informais levadas a cabo pelos Estados-Membros. Um processo que decorreu pela primeira vez na história da Organização.