Apelo a cessar-fogo em Gaza no mês do Ramadão

Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, apela um cessar-fogo imediato em Gaza e à libertação dos reféns no mês do Ramadão. As mulheres e as meninas são as que mais sofrem com as guerras.

Apelo a cessar-fogo em Gaza no mês do Ramadão
Apelo a cessar-fogo em Gaza no mês do Ramadão. Foto: © ONU

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou hoje perante a Comissão sobre o Estatuto da Mulher, que o nosso mundo está a passar por tempos turbulentos e as mulheres e as meninas estão a ser duramente atingidas, em que nas zonas de conflito são elas as que mais sofrem com as guerras travadas pelos homens.

António Guterres lembrou: “Hoje é o primeiro dia do Ramadão – um momento de compaixão, reflexão e compreensão”, e “estou consternado e indignado com o facto de o conflito continuar em Gaza durante este mês sagrado”.

“As famílias que procuram abrigo contra os bombardeamentos israelitas lutam para sobreviver, à medida que a fome e a subnutrição se instalam. Isto é doloroso e totalmente inaceitável” frisou o responsável da ONU.

“Mais uma vez, apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza, à libertação incondicional de todos os reféns e a um aumento maciço da ajuda humanitária” e apela à cessação das hostilidades e da libertação dos reféns durante o mês sagrado do Ramadão.

António Guterres reforma: “No espírito do Ramadão, apelo a todos os envolvidos em conflitos em todo o mundo para que silenciem as armas e regressem à mesa de paz.”