Aplicação móvel deteta adormecimento e distração ao volante

Aplicação móvel desenvolvida pela HealthyRoad para smartphones permite, através de tecnologia de análise facial, detetar o adormecimento ou a distração de um condutor ao volante e emitir avisos de alerta.

Aplicação móvel deteta adormecimento e distração ao volante
Aplicação móvel deteta adormecimento e distração ao volante

A empresa HealthyRoad, uma startup ‘incubada’ no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), acaba de tornar disponível para smartphones uma aplicação que permite analisar o comportamento dos condutores ao volante e emitir avisos.

A análise ao condutor é feita através da câmara frontal do dispositivo móvel. No caso de o condutor adormecer ou se distrair ao volante, o telemóvel irá produzir um aviso sonoro e visual para acordar o condutor ou chamá-lo à atenção para a condução.

“Na Europa, 33% dos acidentes rodoviários são causados por distração, e 20 a 25% por adormecimento”, refere André Azevedo, da HealthyRoad, e acrescenta: É muito importante apostar nesta área e criar formas de diminuir a sinistralidade”.

Filipe Monteiro, Filipe Oliveira e André Azevedo (esquerda para a direita) da HealthyRoad
Filipe Monteiro, Filipe Oliveira e André Azevedo (esquerda para a direita) da HealthyRoad. Foto: © DR

A empresa, que já tem uma parceria com BMW para a implementação da tecnologia, pretende contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, através de aplicações que têm por base sistemas de medição do comportamento do condutor.

Os sistemas em desenvolvimento na HealthyRoad incluem tecnologia de biométrica facial que deteta e analisa o comportamento dos indivíduos, nomeadamente, sinais de fadiga, adormecimento, estados emocionais e até mesmo o batimento cardíaco.

Para André Azevedo a app que agora é disponibilizada, em https://goo.gl/eVHZw0, de forma gratuita “a todos os condutores, pode facilmente contribuir para tornar as viagens mais seguras”.