Apoio às Artes leva Secretário de Estado da Cultura a percorrer o País

Ministério da Cultura vai rever em 2017 o modelo de apoio às Artes. Para auscultar as diversas entidades e esclarecer formas de participação o Secretário de Estado da Cultura vai fazer sessões de trabalho por todo o país.

Apoio às Artes leva Secretário de Estado da Cultura a percorrer o País
Apoio às Artes leva Secretário de Estado da Cultura a percorrer o País. Foto: © TV Europa

O Ministério da Cultura (MC), em conjunto com a Direção-Geral das Artes, definiu como objetivo para 2017 a revisão do modelo de apoio às Artes. O MC manifesta que o envolvimento dos agentes culturais é imprescindível para se alcançarem resultados objetivos, assentes na realidade do setor no contexto artístico atual.

No processo de revisão do modelo “a auscultação aos agentes culturais corresponde à segunda fase” de construção “e tem como objetivo a recolha de informação e de contributos do setor sobre os modelos de financiamento atuais, quer sejam ou não beneficiários do Estado”.

O Ministério da Cultura, indica em comunicado, que “a promoção de uma política de proximidade e de diálogo com os diversos atores e entidades que tutela ou para quem tutela” é transversal a toda a atuação.

“A revisão do modelo dos apoios às artes” indica o MC, assenta na proximidade e no diálogo. Na primeira fase o trabalho foi feito por um grupo de trabalho e “na segunda fase, que agora se inicia, com a auscultação às entidades, coletivas e individuais”.

Para apresentar a metodologia de auscultação, no âmbito do Modelo do Apoio às Artes, estão agendadas sessões com os agentes culturais nas várias Direções Regionais de Cultura, nos próximos dias 7 de fevereiro no Alentejo e Algarve, no dia 8 no Centro e Norte e no dia 10 em Lisboa. Nestas sessões de 2 horas vão estar presentes o Secretário de Estado da Cultura, a Diretora-Geral das Artes e os Diretores Regionais de Cultura de cada Região.

O MC indica que “o processo de trabalho estará concluído e implementado nos próximos meses, com abertura de concursos prevista para o segundo semestre de 2017”.