Após ataques de Israel ao Irão – Comissão Europeia assume que “Israel tem o direito de se defender”

Após ataques de Israel ao Irão Comissão Europeia assume que “Israel tem o direito de se defender”
Após ataques de Israel ao Irão Comissão Europeia assume que “Israel tem o direito de se defender”. Foto: © UE

No Canadá, Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, declarou em conferência de imprensa, antes do início da reunião do G7, que a Comissão Europeia está a acompanhar com “profunda preocupação” a situação no Médio Oriente, “após os ataques de Israel ao Irão e a resposta iraniana.

Ursula von der Leyen afirmou que tinha falado com o primeiro-ministro Netanyahu, ao qual tinha reiterado “o compromisso da Europa com a paz e a estabilidade no Médio Oriente”, e que “Neste contexto, Israel tem o direito de se defender.

O Irão é a principal fonte de instabilidade regional. Sempre fomos muito claros: o Irão nunca poderá ter uma arma nuclear. Expressamos a nossa forte preocupação com os programas nucleares e de mísseis balísticos do Irão”, afirmou a Presidente da Comissão Europeia.

A responsável europeia acrescentou: “Uma solução diplomática continua a ser a melhor forma, a longo prazo, de abordar as preocupações sobre o programa nuclear do Irão. E a Europa continua empenhada em encontrar uma solução duradoura através de um acordo negociado. Para isso, estamos prontos para trabalhar com parceiros na região e fora dela. Permaneceremos também vigilantes quanto às implicações para os mercados internacionais de energia.