App portuguesa SandSpace premiada na final do Apps for Good UK

SandSpace, a app sobre os níveis de ocupação de 685 praias de todo o país, criada pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, de São João da Madeira, recebe Prémio do Público na final do Apps for Good UK.

App portuguesa SandSpace premiada na final do Apps for Good UK
App portuguesa SandSpace premiada na final do Apps for Good UK. Foto: TVEuropa

A SandSpace, uma aplicação que mostra os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de Portugal, vence o Prémio do Público no Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações.

A competição do Apps for Good UK, o programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para resolverem problemas sociais, que este ano foi inteiramente online devido à pandemia de COVID-19. A competição recebeu as aplicações criadas neste ano letivo em todos os países, pela primeira vez, tornando-se assim na maior competição mundial de aplicações. A SandSpace era a única aplicação portuguesa criada por jovens finalista em competição.

De um total de 15 equipas finalistas, distribuídas por 5 categorias, a SandSpace estava a competir na categoria ‘Founders & Leaders’.

Criada pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, de São João da Madeira, a SandSpace surgiu com a aplicação do programa Apps for Good em Portugal. A app permite aos utilizadores de 685 praias nacionais indicarem e saberem os níveis atualizados de ocupação do areal. Um trabalho que conta já com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente.

Disponível para download na Google Play Store, o mapa da SandSpace abrange toda a costa continental e a dos arquipélagos dos Açores e Madeira. São os utilizadores de cada espaço balnear a fornecer à app os dados sobre a sua ocupação humana, para que o software os converta num indicador gráfico em que verde significa pouca densidade, amarelo indica um número já considerável de banhistas e vermelho traduz uma lotação limite.

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.