Apps for Good arranca com primeiro encontro nos Açores

Primeiro encontro regional da 5ª edição do Apps for Good decorre dia 22 de junho, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, nos Açores, e vai contar com a presença de vários membros do Governo Regional.

Apps for Good arranca com primeiro encontro nos Açores
Apps for Good arranca com primeiro encontro nos Açores. Foto: DR

O primeiro encontro regional da quinta edição do Apps for Good decorre, dia 22 de junho, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, nos Açores. Equipas de jovens, entre os 10 e os 18 anos, vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias que solucionam problemas reais.

No encontra participam também vários membros do Governo Regional dos Açores sendo alguns a integrar o júri, como é o caso de Tiago Leite, Direção Regional da Educação, e Mónica La Cerda da Direção Regional da Ciência e Tecnologia. Outros, como Miguel Ferreira da Universidade dos Açores, Luís Leal da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores – SDEA e Maria Brito Alves da Galp Energia.

Cabe ao júri escolher a melhor solução tecnológica entre as apresentadas pelas cinco equipas que vão participar no Encontro Regional dos Açores. A equipa selecionada vão estar no Evento Final, no dia 13 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Nesta fase são as 150 equipas de alunos que participam nos quatro Encontros Regionais: Açores; Valongo; Oeiras e Madeira. Destes encontram são selecionadas 22 equipas para a final.

“O Apps for Good desenvolve a capacidade criativa e inovadora dos jovens, sendo a tecnologia um meio e não apenas um fim, na resolução de problemas e de causas sociais que permitam criar uma sociedade mais cívica e mais sustentável e com o digital a favor da cidadania”, afirmou João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal.

Programa primeiro encontro regional

Dia: 22 de junho de 2019
Local: Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Terceira, nos Açores

Agenda:
14h15 – Receção das equipas de alunos, professores e convidados
15h00 – Pitch: Apresentações feitas pelas equipas de alunos em sessões de 3 minutos
15h30 – Marketplace: Mostra de todas as aplicações pelas equipas de alunos
16h30 – Entrega de Prémio e Encerramento

O Apps for Good, que foi lançado pelo CDI Portugal, é um programa que pretende seduzir jovens entre os 10 e 18 anos e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tabletes, que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores de todas as áreas disciplinares e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.

No final do programa, as escolas podem optar por participar na competição que está dividida em duas fases: Encontros Regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir a Marketplace e a fazer o seu pitch – e Evento Final – onde são premiadas as melhores soluções.