Aquisição conjunta de gás pela Comissão Europeia

Comissão Europeia convida fornecedores internacionais de gás para terceiro concurso de mais de 16 mil milhões de metros de gás. O concurso abrange o fornecimento de gás entre dezembro de 2023 e março de 2025.

Aquisição conjunta de gás pela Comissão Europeia
Aquisição conjunta de gás pela Comissão Europeia. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia abre concurso internacional para fornecimento de gás aos Estados-Membros da União Europeia (UE). Trata-se do terceiro concurso da UE para a aquisição conjunta de gás organizado no âmbito da Plataforma Energética da UE e decorre até 4 de outubro. O concurso abrange o fornecimento de gás entre dezembro de 2023 e março de 2025.

Neste terceiro concurso público internacional, as necessidades agregadas de gás da UE ascendem a 16,49 mil milhões de metros cúbicos, com base em pedidos apresentados por 39 empresas europeias. Um nível de procura agregada que revela um aumento gradual dos volumes ao longo das três rondas organizadas até agora.

A aquisição conjunta de gás pela UE vai no sentido “de diversificar o seu aprovisionamento energético após a invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia e para reforçar a segurança do nosso aprovisionamento”, refere a Comissão Europeia, em comunicado.

A compra conjunta de gás é possibilitada pelo AggregateEU, o mecanismo da UE que permite às empresas agregar a procura de gás e fazer a sua correspondência com ofertas de abastecimento competitivas no mercado mundial.

Um mecanismo que está aberto a todos os Estados-Membros da UE e às partes contratantes da Comunidade da Energia, mas exclui as empresas russas. A Comissão Europeia considera o papel importante da Plataforma Energética da UE na estabilização dos mercados da energia e na garantia de um aprovisionamento adequado de gás na UE ao longo do último ano.