Área Metropolitana de Lisboa instala sensores para medição meteorológica

Efeitos de ondas de calor em ilhas urbanas da Área Metropolitana de Lisboa vão ser estudados com recurso a micro sensores de medição meteorológica. Um dos objetivos é a criação de metodologias de mitigação das ondas de calor.

Área Metropolitana de Lisboa instala sensores para medição meteorológica
Área Metropolitana de Lisboa instala sensores para medição meteorológica. Foto: DR

Quando as temperaturas começam a subir em todo o país, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) instala 16 micro sensores para medição meteorológica. Os dados recolhidos vão permitir estudar os fenómenos de efeito de ilha de calor, em oito espaços verdes da região.

Esta rede de sensores meteorológicos irá suportar um estudo sobre potenciais áreas suscetíveis ao efeito de calor na área metropolitana de Lisboa. Os resultados do estudo irá permitir criar metodologias de mitigação das ondas de calor. De uma forma mais global os resultados poderão ser usados no planeamento da adaptação às alterações climáticas nos 18 municípios da AML.

Outro dos objetivos da infraestrutura e do estudo é possibilitar o desenvolvimento de um modelo de alta resolução espacial sobre variáveis climáticas urbanas. O modelo facilitará o entendimento dos fatores associados ao efeito de Ilha de calor urbano e, dessa forma o desenho de cenários de soluções baseadas na natureza para melhorar a regulação climática.

Para a AML, o trabalho a desenvolver tem o objetivo de proteger a saúde da população da área metropolitana de Lisboa e promover o seu bem-estar e conforto térmico e aumentar a resiliência e capacidade adaptativa na comunidade.