Arrisca C para concretizar ideias e planos de negócio

Concurso de Ideias e Planos de Negócio é dirigido a jovens estudantes do Ensino Superior, Secundário e Técnico-Profissional, na área do empreendedorismo e inovação nacional. O Arrisca C disponibiliza mais de 150 mil euros para os projetos inovadores.

Arrisca C para concretizar ideias e planos de negócio
Arrisca C para concretizar ideias e planos de negócio

O Concurso de Ideias e Planos de NegócioArrisca C, que já vai na 10ª edição, recebe, até dia 4 de novembro, candidaturas com projetos na área do empreendedorismo e inovação. O Arrisca C é dirigido a jovens estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional, e a jovens do Ensino Superior ou recém-diplomados há menos de cinco anos, provenientes de qualquer instituição de Ensino Superior do País.

O Arrisca C tem disponível um total de cerca de 150 mil euros em prémios, que incluem desde valores monetários até à incubação gratuita de empresas, apoio na elaboração e consolidação de planos de negócio, apoio na realização de protótipos e no desenvolvimento de imagem e branding corporativo, passando pelo apoio contabilístico, ou o apoio na elaboração de candidaturas a financiamentos europeus e à internacionalização, entre outros.

O concurso é dividido em duas categorias: as melhores Ideias de Negócio ainda em fase de conceção e sem plano de negócio desenvolvido, e os melhores Planos de Negócio que apresentem projeto para a constituição de uma empresa.

Para potenciar e apoiar as políticas de apoio e formação ao empreendedorismo jovem, o Arrisca C lança, na categoria das melhores Ideias de Negócio, também o Prémio Ensino Secundário, dirigido a jovens estudantes do Ensino Secundário e Técnico-Profissional.

A importância das questões sociais no mundo empresarial levou na categoria de Ideias de Negócio ao concurso ‘a melhor Ideia de Negócio na área do Empreendedorismo Social’. Jorge Figueira, Responsável pela Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra, referiu que “o Prémio Social ao Centro visa contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social, capaz de promover novas oportunidades de investimento e mudanças positivas na sociedade, através da resolução de problemas negligenciados.”

O concurso que já apoiou a criação de mais de 25 empresas é importante para que “surjam novos e renovados instrumentos de apoio a jovens empreendedores de modo a promover o desenvolvimento de projetos empresariais sustentáveis”, indicou Jorge Figueira. Mas o concurso também “disponibiliza, através dos seus parceiros e patrocinadores, importantes ferramentas que permitem assegurar a longevidade das empresas enquanto motores de criação de emprego e de criação de valor económico e social”.

Dez anos de concurso e mais de 25 empresas criadas

Ao fim de 10 anos de Arrisca- C, com cerca de 820.000 euros em prémios distribuídos, mais de 700 projetos candidatos, envolvendo mais de 2.000 promotores e mais de 25 empresas criadas, esta iniciativa aumentou a fasquia e transformou esta última edição num marco na propagação de ideias e projetos inovadores.

Idealizada pela Associação Académica de Coimbra a primeira edição do concurso teve lugar em 2008. Uma iniciativa que contou com o apoio imediato da Universidade de Coimbra e de um conjunto de parceiros, nomeadamente as Associações Empresariais.

Em 2009, o concurso ganhou uma nova abrangência, deixando de ser unicamente dirigido a estudantes do ensino superior público, para passar a incluir os estudantes do ensino superior privado universitário e politécnico.

Na edição de 2011 o concurso abandona o caráter local, passando a ser um concurso nacional, dirigido a qualquer estudante do Ensino Superior Público e Privado.

Em 2013, a crescente relevância de projetos desenvolvidos por jovens empreendedores, levou o Arrisca C a criar um novo Prémio dirigido aos alunos do Ensino Secundário e Técnico-Profissional.

Na 7ª edição do concurso, em 2014, o Programa Arrisca C é premiado, na categoria Promoção do Espírito de Empreendedorismo, no âmbito dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.

Na penúltima edição, em 2016, foi introduzido um prémio inédito associado à Inovação Social com projetos direcionados ao Empreendedorismo Social.

Para a 10ª Edição do Concurso Arrisca C, as candidaturas encontram-se abertas em www.arrisca-c.pt, até 4 de novembro.