Art Gift: Em Helsínquia a arte é levada em segurança junto das pessoas

Art Gift e uma aplicação web permitem levar a arte a todos os lugares da cidade em segurança. A pandemia COVID-19 levou a inovações no conceito de grandes festivais. Em Helsínquia, Art Gift e aplicação Web leva a arte ao encontro das pessoas.

Art Gift: Em Helsínquia a arte é levada em segurança junto das pessoas
Art Gift: Em Helsínquia a arte é levada em segurança junto das pessoas. Foto: Saara Autere

Helsínquia, na Finlândia, é uma cidade precursora no desenvolvimento digital e em novas tecnologias, um lar de muitas inovações urbanas, e os festivais de arte da cidade não são exceção. Os condicionantes dos últimos tempos de vivência social mostraram que a criatividade e a inovação podem criar novas formas de viver a arte.

Tradicionalmente, o verão culmina com o Festival de Helsínquia, o maior festival multi-artes dos países nórdicos. Mas este ano, o festival não conseguiu reunir grandes públicos devido às regras de segurança motivadas pela pandemia, mas um novo evento de fim-de-semana mais curto, o Helsinki Fest, promete levar arte em segurança às ruas e pátios da cidade, de 21 a 23 de agosto.

O Helsinki Fest está assente no conceito Art Gift que permite que a arte seja levada através de apresentações íntimas por toda a cidade.

Para o Helsinki Fest, qualquer pessoa pode pedir um Art Gift para si, para um amigo ou pessoa querida, uma curta apresentação de música, dança, circo ou poesia de cinco minutos, que é levada com segurança para a frente da casa dos destinatários, para o jardim da habitação, ou para outro qualquer espaço privado.

Para encorajar outras cidades e festivais a fazerem o mesmo, o Helsinki Fest está agora compartilhando o conceito e a disponibilizando a aplicação web que suporta os Art Gift.

“Desde o início, criamos Art Gifts como um projeto aberto. Este é o nosso presente para nossos colegas que trabalham com artes e eventos em cidades ao redor do mundo ”, diz o Diretor Artístico, Marko Ahtisaari. “Estamos muito satisfeitos que os Art Gifts tenham sido tão bem recebidos em Helsínquia”.

E acrescentou ainda que agora o conceito está a ser compartilhado e por isso “esperamos encorajar nossos colegas em todos os lugares a apresentar Art Gifts a artistas locais e a desenvolver ainda mais a aplicação web.”

A aplicação web com open source permite a reserva e confirmação de Art Gifts, simplificando consideravelmente o processo de produção. A aplicação mostra os horários disponíveis e cria roteiros para os artistas performativos.

O conceito e a aplicação web foram desenvolvidos pela equipa do Festival de Helsínquia em colaboração com a Counterpoint. A aplicação pode ser facilmente personalizada para diferentes cidades, performances e estilos visuais. Isso torna possível implementar o conceito rapidamente, economizando esforços dispendiosos em design, desenvolvimento e produção.

Helsínquia é considerada a região mais inovadora da UE pela Comissão Europeia em 2019, está na vanguarda da utilização da inovação digital para criar soluções democráticas e sustentáveis ​​para as pessoas experimentarem tudo o que Helsínquia tem para oferecer.

Helsínquia tem desenvolvido o Virtual Helsinki, um gémeo digital do centro da cidade de Helsínquia, criado em 3D de alta qualidade para Realidade Virtual em parceria com a Zoan.

O Virtual Helsinki foi usado na primavera de 2020, quando os grandes encontros foram proibidos devido à pandemia de COVID-19, como uma plataforma para as tradicionais comemorações do 1º de Maio, quando mais de 700.000 pessoas participaram do concerto do 1º de Maio. O Virtual Helsinki é uma plataforma única para hospedar diferentes tipos de eventos, de arte, música, pontos turísticos e atrações da cidade a eventos empresariais e empresariais e conferências internacionais.

“Os impactos da Covid-19 foram especialmente severos para a arte, cultura e eventos. A pandemia criou condições onde foi necessário reimaginar a forma como a cultura é feita e vivenciada ”, referiu Mari Männistö, Diretora Cultural da Cidade de Helsínquia.

“O conceito Art Gift juntamente com a aplicação open source são um exemplo brilhante de como podemos resolver problemas combinando competência artística e tecnológica. Nesse caso, como oferecer performances físicas seguras em grande escala e, ao mesmo tempo, oferecer aos artistas oportunidades de trabalho nestes tempos difíceis”, conclui a Diretora Cultural da Cidade de Helsínquia.