Artrite reumatoide pode ser tratada com células estaminais

Estudo recente mostrou que células estaminais do tecido do cordão umbilical têm efeitos benéficos no tratamento de artrite reumatoide. Capacidades imunomoduladoras das células estaminais podem ser aproveitadas no tratamento de várias doenças.

Trabalhos de laboratório
Trabalhos de laboratório. Foto: DR

A artrite reumatoide é uma doença autoimune caracterizada por inflamação crónica e degeneração do osso e cartilagem das articulações, provocando edema (inchaço), dor e rigidez. A doença atinge três vezes mais mulheres que homens e estima-se que afete cerca de 50 mil portugueses.

Os fármacos atualmente utilizados nem sempre são eficazes no controlo da doença, pelo que é necessário encontrar outras soluções para estes doentes. As causas da artrite reumatoide não estão ainda totalmente esclarecidas, no entanto, cientistas apontam que um dos fatores que mais contribui para a patologia é a desregulação do sistema imunitário.

Um estudo de investigação recente demonstrou que as células estaminais mesenquimais do tecido do cordão umbilical (UC-MSC) apresentam efeitos benéficos na prevenção da inflamação e progressão de artrite reumatoide. Estas células promovem a libertação de moléculas anti-inflamatórias, ao mesmo tempo que inibem a libertação de moléculas pró-inflamatórias, diminuindo assim a progressão das lesões articulares características da doença.

Durante o ensaio clínico, os investigadores estabeleceram um modelo animal de artrite reumatoide, e dividiram os animais em três grupos: um grupo tratado com UC-MSC, outro com metotrexato (MTX, medicamento comummente usado para tratar artrite reumatoide) e outro grupo que recebeu apenas solução salina (placebo). No primeiro e segundo grupo foram observadas melhorias significativas ao nível do edema, osteoporose, infiltração de células inflamatórias no líquido sinovial e ainda menos alterações estruturais da articulação, comparativamente aos animais do grupo placebo.

Bruna Moreira, Investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, referiu: “O facto de as células estaminais do cordão umbilical produzirem efeitos semelhantes aos obtidos com metotrexato pode ter implicações importantes para os doentes que não respondem a este fármaco ou para os quais o mesmo está contraindicado”.

A investigadora acrescentou: “As células estaminais mesenquimais, presentes na medula óssea, cordão umbilical, entre outros tecidos, possuem capacidades imunomoduladoras que podem ser aproveitadas para o tratamento de várias doenças, como a artrite reumatoide, que têm por base um desequilíbrio do sistema imunitário”.