Árvore Europeia do Ano 2018 tem sobreiro como candidato

Portugal concorre ao prémio de Árvore Europeia do Ano 2018 com o Sobreiro de Águas de Moura. O sobreiro está inscrito no Livro de Recordes do Guinness como "o maior sobreiro do mundo". Em 2018 concorrem 13 árvores de 13 países, ganha a que receber mais votos online.

Sobreiro ‘assobiador’ de Águas de Moura
Sobreiro ‘assobiador’ de Águas de Moura. Foto: UNAC

Ao prestigiado prémio de Árvore Europeia do Ano, que decorre em 2018, participam 13 países que concorrem cada um com um árvore. A eleição da árvore do ano é feita online pelos europeus durante o mês de fevereiro.

A Árvore Europeia do Ano, que já vai na 8ª edição, destaca a conexão emocional que os cidadãos e as comunidades têm com as árvores, bem como importância destas para o património natural e cultural da Europa. Um concurso que se tornou popular e que atrai mais de 200 mil votos de toda a Europa.

De entre as árvores a concurso encontramos histórias espantosas como é o caso do maior sobreiro do mundo, de Águas de Moura, em Portugal, inscrito no Livro Guinness dos Recordes, a macieira com 120 anos na Eslováquia, que continua a dar fruta de forma abundante, um carvalho no Reino Unido com uma idade estimada entre os 450 a 550 anos que é um símbolo do escutismo, ou o carvalho da Roménia com 750 anos, e muitas árvores sobreviventes a inundações, a doenças como o cancro, fogo ou ameaças que vêm resistindo dado o apoio das populações.

O número de votos à eleição da Árvore Europeia do Ano não vai ser dado a conhecer durante a fase final do concurso que decorre de 22 a 28 de fevereiro. Desta forma, os votantes europeus só vão conhecer a árvore vencedora quando for oficialmente divulgada.

A árvore vencedora vai ser homenageada numa Cerimónia de entrega de prémios organizada pelo deputado Pavel POC no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e decorrerá a 21 de março de 2018, no Dia Internacional das Florestas.

Sobreiro ‘assobiador’ de Águas de Moura

Conhecido por Sobreiro ‘assobiador’, o Sobreiro de Águas de Moura, no Alentejo, possui a idade 234 anos, é considerado o maior sobreiro do mundo encontrando-se inscrito no Livro Guinness dos Recordes.

O ‘assobiador’ deve o nome aos pássaros que acolhe nos ramos e que, estes sim, cantado lhe deram o melódico nome. O sobreiro foi plantado em 1783 e até agora já descortiçado mais de vinte vezes, contribuindo para a indústria corticeira, e desta forma com grande relevância para os ecossistemas e pra o combate às alterações climáticas. O sobreiro ‘assobiador’ foi classificado como “Árvore de Interesse Público” desde 1988.

Para votar aceda aqui.