As 10 tendências tecnológicas para 2018

Relatório da Ericsson sobre as 10 tendências para 2018 indica que as interações com a tecnologia vai envolver expressões faciais e linguagem corporal. Auscultadores, um acessório 24/7, e a inteligência artificial vai fazer parte dos anúncios.

As 10 tendências tecnológicas para 2018
As 10 tendências tecnológicas para 2018. Foto: Rosa Pinto

O relatório anual da EricssonThe 10 Hot Consumer Trends for 2018‘ aponta para uma mudança de paradigma, numa altura em que os consumidores esperam que a tecnologia digital opere cada vez mais sob princípios humanos.

A linguagem corporal, a expressão facial e a inflexão vão ser responsáveis por tornar a voz e o toque como modos de controlo de interação dos consumidores com os dispositivos tecnológicos, facilitando a adoção de mudanças tecnológicas.

As 10 tendências para 2018 e anos seguintes:

1.O corpo é a interface de utilização: mais de metade dos atuais utilizadores de assistentes de voz inteligentes acredita que vai recorrer a linguagem corporal, expressões, inflexões e toques para interagir com os dispositivos como se estes se tratassem de seres humanos. Cerca de 2 em cada 3 pessoas acredita que esta realidade se irá impor dentro de dois a três anos.

2.Audição aumentada: 63% dos consumidores gostaria que os auscultadores traduzissem em tempo real línguas estrangeiras e 52% querem pretendem bloquear o som do ressonar de um membro da família.

3.Eternos ‘newbies’: 30% diz que a tecnologia dificulta a constante atualização de competências. Mas assume que a mesma tecnologia também nos torna especialistas instantaneamente, e 46% refere que a Internet lhes permite aprender e esquecer rapidamente novas competências.

4.Redes sociais: 55% considera que os grandes grupos estão a usar as redes sociais para difundir as suas mensagens, e que a Inteligência Artificial (IA) seria útil para verificar a veracidade de factos publicados nas redes sociais, e 39% pensa que as celebridades pagam para obter mais seguidores na rede.

5.Anúncios inteligentes: os anúncios podem tornar-se demasiado inteligentes. Mais de metade dos utilizadores de Realidade Aumentada/Realidade Virtual pensa que os anúncios se vão tornar tão realistas que vão, eventualmente, tomar o lugar dos próprios produtos.

6.Comunicação sem limites: 50% dos inquiridos pensa que a incapacidade de diferenciar humanos de máquinas os assustaria, e 40% revelam-se assustados com o facto de poder ter um smartphone que reage ao seu estado de espírito.

7.Sociedade de lazer: 32% dos estudantes e dos trabalhadores considera que não precisa de um emprego para beneficiarem de uma vida com sentido, e 40% refere que gostaria de ter um robô que trabalhasse e recebesse um salário por eles, garantindo-lhes mais tempo para lazer.

8.Uma foto é uma divisão: imagine conseguir entrar para dentro de uma fotografia para relembrar uma memória. 3 em cada 4 pessoas acredita que em apenas 5 anos vai ser usada realidade virtual para ‘entrar’ nas fotos do seu smartphone.

9.Ruas no espaço: as ruas das cidades estão cada vez mais concorridas, mas o espaço por cima das cidades permanece livre e 39% considera que as suas cidades precisam de uma rede viária para drones e veículos aéreos, mas 38% preocupa-se com a possibilidade de um drone poder cair em cima da sua cabeça.

10.Baterias no futuro: o mundo conectado requer uma maior autonomia nos dispositivos móveis. Mais de 80% acredita que, em apenas 5 anos, vai poder contar com baterias de longa duração que vão acabar com as preocupações de autonomia.

Ericsson ‘The 10 Hot Consumer Trends for 2018‘
Ericsson ‘The 10 Hot Consumer Trends for 2018‘