Asma com Hino da Primavera para alerta da doença

Dia Mundial da Asma, 7 de maio, é assinalado com Hino da Primavera e um videoclip temático para difundir uma mensagem de alerta, consciencialização e otimismo face à asma pela prevenção e controlo de possíveis agudizações da doença, sobretudo na primavera.

Asma com Hino da Primavera para alerta da doença
Asma com Hino da Primavera para alerta da doença. Foto: © Rosa Pinto

A asma afeta 7% dos portugueses e apenas 57% dos asmáticos têm a doença controlada. Com o objetivo de sensibilizar a população para necessidade de conhecer a asma e as complicações inerentes, a Associação Portuguesa de Asmáticos e a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) desenvolvem um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Asma, que ocorre a 7 de maio.

A produção do Hino da Primavera e um videoclip temático são iniciativas para de “uma forma lúdica e jovial, difundir uma mensagem de alerta, consciencialização e otimismo face à asma.”

O videoclip para o Hino da Primavera é inspirado no conceito mundial da campanha STOP for Asthma, da Glogal Initiative for Asthma (GINA), e está integrado na campanha nacional #paraqueaasmanaotepare#. As iniciativas têm o apoio do Instituto Mundipharma e contam com a participação de médicos, crianças e algumas figuras públicas, como é o caso do ator Sabri Lucas, a autarca Margarida Martins, o humorista Quimbé, o cantor Gil do Carmo e o apresentador Pedro Fernandes.

Mário Morais de Almeida, imunologista, presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos, referiu: “Quer o hino quer o videoclip tem como principal objetivo alertar para os cuidados a ter com a patologia e prevenir e controlar possíveis agudizações da doença, principalmente no período de maior prevalência de crises alérgicas, como é a primavera”.

Para Elisa Pedro, presidente da SPAIC, é “muito importante o trabalho conjunto que está a ser feito pelas entidades envolvidas”, pelo que acredita que “esta campanha vai certamente diminuir a iliteracia em saúde junto dos portugueses”.

A música “Hino da Primavera” foi escrita e composta por Marcos César (MR Diffusion), e tem como vocalistas o cantor Paulo Teixeira e o rapper Kadypslon.

Doentes de asma necessitam de controlar a doença

A asma é uma doença crónica de elevada prevalência afetando mais de 300 milhões de pessoas em todo o Mundo. Frequentemente surge na infância, mas pode ocorrer em todos os grupos etários. De acordo com o Inquérito de Prevalência da Asma de 2010, perto de 7 por cento da população residente em Portugal vive com esta doença respiratória.

De acordo com estimativas apenas 57% dos asmáticos tenham a doença controlada, ou seja, cerca de 300.000 portugueses necessitam de uma melhor intervenção para controlo da doença. Dados do Inquérito Nacional de Controlo da Asma de 2010, indicam que 88% dos asmáticos não controlados consideram erradamente a sua doença como controlada.

Em Portugal, a asma é, entre as doenças respiratórias, a grande responsável pela maior parte do tempo de vida que os doentes vivem com incapacidade respiratória.