Associação Cidadãos de Esposende apela ao uso da máscara na via pública

Número de casos positivos de COVID-19 sobe em todo o país e em particular no concelho de Esposende. A Associação Cidadãos de Esposende mostra preocupação com a defesa da saúde dos esposendenses e apela ao uso de mascara facial na via pública.

0
Associação Cidadãos de Esposende apela ao uso da máscara na via pública
Associação Cidadãos de Esposende apela ao uso da máscara na via pública. Foto: © Rosa Pinto

O aumento de casos positivos de COVID-19 em Esposende e porque a prevenção é o caminho mais importante para inverter ou minimizar esse aumento, a Associação Cidadãos de Esposende apela a que todos os esposendenses utilizem a máscara facial também nos espaços públicos.

O apelo é justificado por ser a mascara facial um dos recursos já provados que permitem prevenir e proteger a saúde dos mais vulneráveis, mitigando a propagação do vírus.

A Associação referiu que “não pretende causar alarmismo mas sim prevenir indo ao encontro do que já se vai fazendo noutros pontos de Portugal e da Europa, onde a máscara passou a ser de uso na via pública, tentando desta forma diminuir o avanço do vírus”.

Uso obrigatório generalizado de mascara ponderado pelas autoridades de saúde

A Associação indicou que a medida foi ponderada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) como uma das possíveis medidas para o estado de contingência com início a 15 de setembro. Contudo, a medida não passou. Desta forma, o uso de máscara não será obrigatório na via pública, excluindo na utilização de transportes públicos, serviços públicos, no comércio e na restauração.

“Sem medidas de proteção não se consegue controlar a propagação de um vírus que já matou quase duas mil pessoas em Portugal” referiu a Associação.

“Os mais pequenos em Esposende que, de forma responsável, utilizam a máscara mesmo fora do contexto escolar, sendo importante que toda a comunidade entenda a necessidade de prevenir numa altura onde as previsões apontam para cenários piores” lembrou a Associação.

O primeiro-ministro, António Costa, indicou que Portugal poderá chegar aos mil casos diários, uma situação nunca antes experienciada e que certamente será um desafio para todos, incluindo o sistema nacional de saúde, lembrou a Associação.

Propagação do novo coronavírus contínua fora de controlo

Com mais de 32 milhões de pessoas infetadas e mais de 980 mil mortes por COVID-19, em todo o mundo, incluindo mais de cinco milhões na Europa, as previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS) são para um aumento exponencial, e por isso é cada vez mais importante uma prevenção em cada, em cada rua ou em cada concelho contra um vírus invisível e que mata.

A Associação lembrou que até agora as únicas “armas” que existem são distanciamento social e uso de máscara, e que o vírus que causa a Covid-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. As gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies. Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus, pelo que a máscara é fundamental para nos proteger e proteger os outros

A Associação deixa o apelo a todos os Esposendenses: “usem a máscara, vamos dar um exemplo nacional” de comportamento na defesa da saúde de todos.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!