Associação Cidadãos de Esposende apela ao uso da máscara na via pública

Número de casos positivos de COVID-19 sobe em todo o país e em particular no concelho de Esposende. A Associação Cidadãos de Esposende mostra preocupação com a defesa da saúde dos esposendenses e apela ao uso de mascara facial na via pública.

Associação Cidadãos de Esposende apela ao uso da máscara na via pública
Associação Cidadãos de Esposende apela ao uso da máscara na via pública. Foto: © Rosa Pinto

O aumento de casos positivos de COVID-19 em Esposende e porque a prevenção é o caminho mais importante para inverter ou minimizar esse aumento, a Associação Cidadãos de Esposende apela a que todos os esposendenses utilizem a máscara facial também nos espaços públicos.

O apelo é justificado por ser a mascara facial um dos recursos já provados que permitem prevenir e proteger a saúde dos mais vulneráveis, mitigando a propagação do vírus.

A Associação referiu que “não pretende causar alarmismo mas sim prevenir indo ao encontro do que já se vai fazendo noutros pontos de Portugal e da Europa, onde a máscara passou a ser de uso na via pública, tentando desta forma diminuir o avanço do vírus”.

Uso obrigatório generalizado de mascara ponderado pelas autoridades de saúde

A Associação indicou que a medida foi ponderada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) como uma das possíveis medidas para o estado de contingência com início a 15 de setembro. Contudo, a medida não passou. Desta forma, o uso de máscara não será obrigatório na via pública, excluindo na utilização de transportes públicos, serviços públicos, no comércio e na restauração.

“Sem medidas de proteção não se consegue controlar a propagação de um vírus que já matou quase duas mil pessoas em Portugal” referiu a Associação.

“Os mais pequenos em Esposende que, de forma responsável, utilizam a máscara mesmo fora do contexto escolar, sendo importante que toda a comunidade entenda a necessidade de prevenir numa altura onde as previsões apontam para cenários piores” lembrou a Associação.

O primeiro-ministro, António Costa, indicou que Portugal poderá chegar aos mil casos diários, uma situação nunca antes experienciada e que certamente será um desafio para todos, incluindo o sistema nacional de saúde, lembrou a Associação.

Propagação do novo coronavírus contínua fora de controlo

Com mais de 32 milhões de pessoas infetadas e mais de 980 mil mortes por COVID-19, em todo o mundo, incluindo mais de cinco milhões na Europa, as previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS) são para um aumento exponencial, e por isso é cada vez mais importante uma prevenção em cada, em cada rua ou em cada concelho contra um vírus invisível e que mata.

A Associação lembrou que até agora as únicas “armas” que existem são distanciamento social e uso de máscara, e que o vírus que causa a Covid-19 transmite-se principalmente através das gotículas que são geradas quando uma pessoa infetada tosse, espirra ou expira. As gotículas são demasiado pesadas para ficarem suspensas no ar e depositam-se rapidamente em pavimentos ou superfícies. Qualquer pessoa pode ser infetada ao inspirar o vírus, pelo que a máscara é fundamental para nos proteger e proteger os outros

A Associação deixa o apelo a todos os Esposendenses: “usem a máscara, vamos dar um exemplo nacional” de comportamento na defesa da saúde de todos.