AstraZeneca e União Europeia acordam fornecimento da vacina COVID-19

União Europeia e a AstraZeneca acordaram hoje encerrar litigio. A AstraZeneca compromete-se a fornecer até março de 2022 os 200 milhões de doses da vacina contra a COVID-19, objeto do contrato de 27 de agosto de 2020.

0
AstraZeneca e União Europeia acordam fornecimento da vacina COVID-19
AstraZeneca e União Europeia acordam fornecimento da vacina COVID-19. Foto: DR

A União Europeia e a AstraZeneca chegaram hoje a um acordo que garante a entrega do total das doses da vacina COVID-19 aos Estados-Membros contratualizadas em Compra Antecipada de 27 de agosto de 2020. O acordo de hoje também encerra o litígio pendente entre as duas partes no Tribunal de Bruxelas sobre o fornecimento das vacinas.

Stella Kyriakides, Comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, referiu: “O acordo de hoje garante a entrega das restantes 200 milhões de doses da vacina COVID-19 pela AstraZeneca à UE”.

“Enquanto esta semana atingimos o marco importante de 70% de vacinação total de adultos da população da UE, existem diferenças significativas nas taxas de vacinação entre os nossos Estados-Membros pelo que a disponibilidade contínua de vacinas, incluindo as da AstraZeneca, continua a ser crucial”, acrescentou a Comissária.

No acordo a AstraZeneca compromete-se a entregar, além dos cerca de 100 milhões de doses entregues até o final do 2º trimestre, 135 milhões de doses até o final de 2021, em que 60 milhões de doses devem ser entregues até ao final do 3º trimestre e 75 milhões de doses até o final do quarto trimestre. Os 65 milhões de doses restantes devem ser entregues até o final de março de 2022, perfazendo os 300 milhões de doses acordados no contrato.

Stella Kyriakides concluiu referindo que “como o maior defensor da cooperação e solidariedade global em vacinas, continuaremos a ajudar o resto do mundo. O objetivo é compartilhar pelo menos 200 milhões de doses de vacinas através da COVAX com países de baixa e médio rendimento até o final deste ano. A solidariedade vacinal é e continua a ser a nossa marca registada.”

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!