ATL de férias para jovens no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa

Iniciativa “Férias com a ASPEA” leva jovens aprender a valorizar a natureza durante o verão. O ATL de férias decorre de 25 de julho a 5 de agosto de 2022, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

ATL de férias para jovens no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa
ATL de férias para jovens no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa. Foto: DR

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), promove a iniciativa “Férias com a ASPEA”. Um ATL de férias para jovens com idades dos 10 aos 14 anos que envolve várias atividades, com data marcada para decorrer de 25 de julho a 5 de agosto de 2022, no Sítio do Calhau, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

A iniciativa pretende consciencializar os mais jovens para a necessidade urgente de se cuidar do ambiente, e como explicou Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, “entramos numa era em que nos estamos a afastar cada vez mais, e cada vez mais cedo, da Natureza”.

Baseada no conceito “aprender fora de portas” a iniciativa pretende “que os participantes façam uma reaproximação aos espaços naturais. Como tal, estão a ser desenvolvidas várias atividades de verão, destacando: caminhadas exploratórias da fauna e flora do parque de Monsanto; atividades experimentais de físico-química; e atividades de jardinagem, numa localização privilegiada, tendo como apoio a sede da ASPEA, no Bairro do Calhau, Monsanto, em Lisboa”.

O responsável da ASPEA acrescentou: “Os mais jovens precisam de construir amizades, desenvolver resiliência e confiança, desenvolver capacidades físicas, aproveitar a vida ao ar livre, desenvolver capacidades de liderança e principalmente de aprender de uma forma divertida, e uma das formas de o fazerem é a brincar e em contacto com o ar livre. Conhecido como o pulmão verde de Lisboa, o parque Florestal de Monsanto é um refúgio de Natureza ideal para que os jovens possam também “desligar-se” da vida citadina, conviver e partilhar experiências entre si”.

O Parque de Florestal de Monsanto, com aproximadamente 1000 hectares, é um espaço privilegiado, um playground para os mais jovens, um local para piqueniques, exercício físico, passeios e selfies para todas as idades, onde é possível observar várias espécies: sobreiros, azinheiras e carvalhos, cujo fruto é um bom petisco para os esquilos que ali vivem. Monsanto é ainda um refúgio para as espécies com dificuldade em sobreviver à presença humana, que ali encontram alimento e um local para reprodução, e para as espécies migratórias ao longo do seu trajeto.

Neste ATL de férias, que tem o custo de 25 € por semana, podem participar todos os jovens com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos. As atividades que decorrem das 09h00 às 17h00 serão realizadas no exterior, e as refeições regime de piquenique.

A inscrição dos participantes é feita mediante o envio de um e-mail para lisboa@aspea.org.