Audax Renováveis faz acordo de compra e venda de energia solar em Itália

Audax Renováveis estabelece acordo de compra e venda de energia de duas centrais fotovoltaicas durante 10 anos, em Itália. A empresa com presença em Portugal e em mais sete países passa assumir uma posição no mercado de energia italiano.

Audax Renováveis faz acordo de compra e venda de energia solar em Itália
Audax Renováveis faz acordo de compra e venda de energia solar em Itália. Foto: © Rosa Pinto

A Audax Renováveis acaba de formalizar um acordo de intenção com a BAS FV Itália S.L. para a compra e venda de energia a longo prazo (PPA – Power Purchase Agreement) de 100% da energia elétrica produzida por duas plantas solares fotovoltaicas de 10 MW de capacidade cada, durante 10 anos.

A BAS FV Italia S.L., empresa administrada pelo fundo de investimento NGC Partners, especializada no desenvolvimento e construção de ativos renováveis na Europa e América, está a concluir o desenvolvimento dos dois projetos fotovoltaicos na região de Basilicata, no sul de Itália, e deve entrar em operação comercial no final do ano 2019.

No acordo de intenções, as partes acordaram, com carácter vinculativo, o preço de compra da energia, o prazo do PPA e as garantias entre as partes, ficando pendente na negociação os restantes termos e condições, que estará sujeito ao encerramento financeiro e obtenção das licenças administrativas e ambientais do projeto.

Em virtude do acordo, a Audax Renováveis vai atuar como representante das instalações fotovoltaicas para a gestão de programação e venda de energia no mercado italiano de eletricidade.

Com este acordo estratégico, a Audax Renováveis vai potenciar ainda mais o seu crescimento no mercado italiano, que em 2018 aumentou as suas vendas de energia de 53% em comparação com 2017. Num mercado onde já está instalada desde 2014 e conta atualmente com mais de 55.000 clientes de fornecimento de energia em Itália, tanto particulares como empresas.

A Audax Renováveis é uma empresa resultante da recente fusão entre a própria Audax Renováveis, empresa de geração de energia renovável, com a Audax Energia, companhia comercializadora de eletricidade e gás. Atualmente, com mais de 500 empregados e um volume de negócio de mais de 1.200 milhões de euros opera em oito países: Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda, França, Polónia e Panamá.