Auditório Municipal António Silva apresenta “Monstros Mecânicos” e “Escória”

O teatromosca leva ao Auditório Municipal António Silva, no Shopping Cacém, no dia 5 de dezembro, o espetáculo “Monstros Mecânicos”, e dia 12 de dezembro o espetáculo para a infância “Escória”.

Auditório Municipal António Silva apresenta “Monstros Mecânicos” e “Escória”
Auditório Municipal António Silva apresenta “Monstros Mecânicos” e “Escória”. Foto: DR

O teatromosca apresenta em estreia “Monstros Mecânicos”, apesar de todas as contrariedades e limitações que a pandemia nos trouxe, no dia 4 de dezembro, pelas 21h00, no Auditório Municipal António Silva (AMAS).

“Monstros Mecânicos” é um espetáculo-instalação que cruza o campo performático com a instalação plástica e cenográfica, numa fusão entre as diversas disciplinas artísticas. O espetáculo tem também na agenda uma transmissão em streaming, na plataforma Zoom, no dia 5 de dezembro, às 17h00.

O espetáculo é uma criação original a partir do texto “Mechanical Monsters” de Rui Neto, que parte da invocação de uma paisagem apocalíptica para fazer uma viagem ao íntimo de cada um de nós apresentando-nos uma outra face do mundo atual em que vivemos.

“Monstros Mecânicos” é dirigido por Inês Oliveira e Carolina Figueiredo, que revelam que este vem “levantar questões sobre a nossa individualidade num mundo cada vez mais globalizado, onde cada um de nós se tenta afirmar, desesperadamente, em partilhas ou comentários frenéticos nas redes sociais; sobre a ideia maquinal em torno das nossas ações e formas de nos relacionarmos colocando-nos numa situação limite, com a ideia de tomada de uma posição que poderá mudar a nossa vida como a conhecemos.”

A 12 de dezembro, pelas 11h00, o teatromosca acolherá no AMAS, “Escória”. O espetáculo da Baal17 para a infância apresenta-nos dois seres, de humanidade duvidosa, que transportam consigo tudo o que precisam para sobreviver, numa relação equilibrada, mas desigual. Partindo de imagens e metáforas, “Escória” fala de respeito, de empatia e de esperança numa Humanidade que também tem um lado doce, construtivo e colorido.

Os bilhetes para os dois espetáculos estão disponíveis na Ticketline, no website do teatromosca e na bilheteira do Auditório Municipal António Silva, no Shopping Cacém. A programação do Auditório Municipal António Silva regressa em janeiro, com mais teatro, dança, cinema, música e diversas propostas multidisciplinares de artistas nacionais e internacionais.

No dia 15 de dezembro, às 21h00, o teatromosca apresentará, em direto na plataforma online da RTP Palco, o espetáculo “A Culpa Não Foi Minha”, com texto de Jaime Rocha, encenação de Pedro Alves e interpretação de Mariana Fonseca, a partir do espaço deslumbrante da Quinta da Ribafria, em Sintra. Fruto de mais uma parceria com esta plataforma digital do canal público de televisão e com o apoio da Fundação Cultursintra, o acesso a este espetáculo é livre.

O teatromosca, companhia de teatro fundada em Sintra, em 1999, desenvolve, desde 2013, no âmbito do seu Departamento de Pedagogia e Animação, a tutoria do teatro Duas Senas, grupo de teatro amador dinamizado em parceria com o C.E.C.D. Mira Sintra – Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência.