Audrey Azoulay nomeada para Diretora-Geral da UNESCO

A francesa Audrey Azoulay foi nomeada, ontem, para o cargo de Diretora-Geral da UNESCO, pelos 58 membros do Conselho Executivo da organização. A agora nomeada Audrey Azoulay irá substituir Irina Bokova que ocupa atualmente o cargo.

Audrey Azoulay
Audrey Azoulay. Foto: CC/Didier Plowy

Depois de cinco votações, que tiveram início a 9 de outubro, foi eleita, pelo Conselho Executivo da UNESCO, Audrey Azoulay para o cargo de Diretora-Geral da Organização. Ao cargo foram 9 os candidatos oriundos de vários países como o Azerbaijão, a China, o Egito, Guatemala, Iraque, Líbano, Qatar, Vietnam e França.

O presidente do Conselho Executivo da UNESCO, o alemão Michael Worbs, anunciou o resultado da votação e felicitou a eleita referindo: “Sua experiência anterior como ministra de governo e em outras posições nacionais e internacionais lhe dá-lhe a experiência, a competência e a profundidade de conhecimento que precisará para lhe ser confiada a liderança da nossa Organização”.

A nomeação de Audrey Azoulay será submetida a votação na Conferência Geral, a 10 de novembro, que reúne todos os 195 Estados Membros da Organização, para a confirmar no mandato que tem a duração de quatro anos.

Audrey Azoulay nasceu em 1972, é formada pela Escola de Administração Pública de França, possui mestrado em ciências de gestão da pela Universidade Paris-Dauphine, e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Lancaster, do Reino Unido, e é ainda licenciada em ciência política pelo Instituto de Estudos Políticos de França. A agora eleita para exerceu o cargo foi Ministra da Cultura de França, de fevereiro de 2016 a maio de 2017, trabalhou no Tribunal de Contas e perita em assuntos jurídicos da Comissão Europeia nos domínios da cultura e comunicação. Para além disso, ocupou sucessivamente os cargos de Diretora Adjunta de Assuntos Multimedia, Diretora Financeira e Jurídica e Diretor-Geral Adjunta do Centro Nacional Francês de Cinematografia.