Aumenta procura de testes de antigénio de saliva COVID-19

Farmacêutica BioJam anuncia aumento da capacidade operacional em testes de antigénio de saliva para diagnóstico da COVID-19, em Portugal. Os testes apresentam uma especificidade de 100% e uma sensibilidade de mais de 94%.

Aumenta procura de testes de antigénio de saliva COVID-19
Aumenta procura de testes de antigénio de saliva COVID-19

A farmacêutica BioJam já colocou no mercado português mais de 20 mil testes de antigénio de saliva para diagnóstico da COVID-19. Para fazer face à crescente procura destes testes rápidos de diagnóstico, a BioJam anunciou que estabeleceu um acordo com o fornecedor sul coreano para garantir um maior número de testes para o mercado português.

A farmacêutica indicou também que “na corrida aos testes de saliva estão muitos outros países, cuja estratégia de combate à pandemia assenta, entre outras medidas, na testagem em massa.”

Portugal tem vindo a apresentar um elevado número diário média de novos casos de infetados com COVID superior aos 10 mil, e um número de mortes diárias acima das 250, tendo nas últimas 24 horas atingido um novo máximo com 291 mortes.

Testar e confinar

Carlos Monteiro, CEO da Biojam Holding Group, apela à população portuguesa para um confinamento responsável e explicou que “todos aqueles que circularam na comunidade porque fazia parte das exceções, assim como as crianças e jovens que tardaram a ficar confinados, poderão ter transmitido o vírus no seio familiar. Confinar e testar não pode ser encarado como um capricho. Confinar é um ato de responsabilidade e testar preventivamente antes de confinar é um dever cívico e familiar. Confinar infetado pode ser um drama familiar quando afeta pessoas com fatores de risco associados”.

Teste rápido com elevada sensibilidade

Mais simples e sem o desconforto associado aos convencionais testes de antigénio que utilizam as zaragatoas para recolha de amostra, o teste rápido de saliva permite detetar, em apenas 15 minutos e de uma forma não invasiva, possíveis casos positivos de COVID-19. “A realização dos convencionais testes de antigénio, apesar de constituírem um processo rápido, não deixam de ser mais desconfortáveis, sobretudo para crianças, adolescentes e até adultos com sensibilidade ao método da zaragatoa. Com os novos testes de saliva conseguimos eliminar o desconforto mantendo a segurança dos testes que apresentam uma especificidade de 100% e uma sensibilidade de mais de 94%”, explicou Carlos Monteiro.

O teste rápido PCL COVID19 Ag Gold saliva disponibilizado pela BioJam é um dispositivo médico de diagnóstico in vitro baseado no teste imunocromatográfico (ICA) para a deteção qualitativa do antigénio SARS-CoV-2 na saliva humana.

Disponibilidade do testes

O teste não invasivo, está disponível em clínicas e laboratórios de análises clínicas devidamente registadas na ERS, e é realizado por profissionais de saúde ou sob o acompanhamento destes. A BioJam indicou que os testes podem vir a estar disponíveis nas farmácias. “No atual contexto pandémico marcado pelo medo, nada seria mais tranquilo e confidencial numa família, que ter a oportunidade de testar na farmácia da comunidade habitual, sem grandes deslocações ao drive in ou outros”, indicou o responsável da farmacêutica.

A Biojam Holding Group foi umas das primeiras empresas a colocar no mercado testes serológicos, assim como foi a primeira empresa a apresentar no final do verão de 2020 os testes rápidos de antigénio Sars-Cov-2. Foi pioneira no que toca aos testes DUO, e é ainda a única empresa a apresentar testes Sars-Cov-2 com método de colheita por saliva.