Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada pré-selecionadas para Capital Europeia da Cultura 2027

Das 12 cidades candidatas, as cidades de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foram pré-selecionadas para Capital Europeia da Cultura 2027. Uma destas cidades vai assumir o título em 2027 depois de Guimarães o ter conquistado em 2012.

Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada pré-selecionadas para Capital Europeia da Cultura 2027
Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada pré-selecionadas para Capital Europeia da Cultura 2027. Foto: Rosa Pinto

As cidades portuguesas de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada foram hoje pré-selecionadas para Capital Europeia da Cultura 2027, anunciou a Comissão Europeia. Esta pré-seleção foi feita por um painel de peritos independentes selecionando as 4 cidades entre as 12 cidades candidatas.

Esta pré-seleção para o título de Capital Europeia da Cultura mostra que estas cidades apresentam caraterísticas positivas e pode resultar em benefícios culturais, económicos e sociais significativos, desde que a cidade disponha de uma estratégia de desenvolvimento a longo prazo orientada para a cultura.

Após esta pré-seleção as cidades terão até ao outono de 2022 para completarem as suas candidaturas. O painel de peritos reunirá novamente até ao final do ano para recomendar qual a cidade portuguesa que será Capital Europeia da Cultura 2027.

Em 2027, Portugal terá uma Capital Europeia da Cultura pela quarta vez, após Lisboa, em 1994, Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012. Mas em 2027 haverá também outra Capital Europeia da Cultura na Letónia. As autoridades letãs lançaram o seu concurso em agosto de 2020 e organizaram a sua pré-seleção em julho de 2021 (quatro cidades foram pré-selecionadas: Daugavpils, Jūrmala, Liepāja e Valmiera). A reunião para a seleção final na Letónia terá lugar na primavera deste ano.

Todos os anos, duas a três cidades detêm o título de Capital Europeia da Cultura.

As Capitais Europeias da Cultura em 2022 são Kaunas, na Lituânia, Esch-sur-Alzette, no Luxemburgo e Novi Sad, na Sérvia.

As próximas Capitais Europeias da Cultura serão:

  • 2023: Veszprém na Hungria, Elefsina na Grécia e Timisoara na Roménia;
  • 2024: Tartu na Estónia, Bad Ischl na Áustria e Bodø na Noruega;
  • 2025: Chemnitz na Alemanha e Nova Gorica na Eslovénia;
  • 2026: Oulu na Finlândia e Trencin na Eslováquia, a depender de confirmação oficial.