Aveiro entra na mobilidade elétrica em transportes públicos

Transdev vai colocar na rede da AveiroBus os primeiros três autocarros elétricos. Os veículos elétricos, que estão na fase final de produção na fábrica da CaetanoBus, devem começar a circular nas ruas de Aveiro ainda no mês de dezembro.

Aveiro entra mobilidade elétrica em transportes públicos
Aveiro entra mobilidade elétrica em transportes públicos. Foto: DR

Os primeiros três autocarros elétricos a integrar a frota da Transdev em Aveiro, estão em fase avançada de produção e começam a circular na rede da AveiroBus, pelas ruas da cidade, ainda este ano, até meados de dezembro, indicou Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal.

Os veículos elétricos da Transdev estão a ser produzidos na fábrica da CaetanoBus em Vila Nova de Gaia. Para tomar contato com o ponto da produção dos veículos deslocaram-se, ontem à fábrica, o CEO da Transdev Portugal, Pierre Jaffard, e o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

Para Pierre Jaffard “Aveiro vai beneficiar de toda a experiência e know-how que o Grupo Transdev tem na Europa, onde além de ter sido o primeiro operador de autocarros elétricos, é igualmente líder em mobilidade com emissões zero”

O responsável pela Transdev acrescentou que “à semelhança do que já acontece em diversos países europeus, a Transdev está já apta a introduzir em Portugal soluções de transporte com recurso a fontes de energia 100% limpas e adaptadas à medida das necessidades dos municípios e empresas”.

“A aposta no crescimento da qualidade total da mobilidade e dos transportes públicos no Município de Aveiro passa pela introdução nas operações do modo elétrico, que constitui um contributo relevante para a qualidade ambiental e mais um incentivo para a sua utilização pelos cidadãos, referiu o presidente da Câmara de Aveiro.

Ribau Esteves acrescentou: “Estes três autocarros elétricos que vão entrar na operação da AveiroBus, são mais um testemunho da boa qualidade da parceria entre o Grupo Transdev e a Câmara Municipal de Aveiro, tirando proveito dos Fundos Comunitários do Portugal 2020”.

Os autocarros elétricos têm 12 metros de comprimento (medidas padrão) e a capacidade para transportar mais de 60 passageiros. Estão equipados com motores elétricos de 700V e potência máxima de 160kW.

Grupo Transdev é um dos transportadores com larga experiência na mobilidade elétrica transportando mais de três mil passageiros por dia em países como os Estados Unidos, França, Austrália e Holanda, onde a rede de autocarros que serve as cidades de Amesterdão e Eindhoven é reconhecida como a mais limpa do mundo.