Bairro Metropolitan nasce no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Está a chegar a Lisboa o Bairro Metropolitan. De 3 a 6 de outubro pode visitar o “Very Atypical” bairro que nasce no Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa. A Entrada é Gratuita para um bairro que convida a visitar diferentes ambientes imersivos.

Bairro Metropolitan nasce no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa
Bairro Metropolitan nasce no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Foto: DR

O Bairro Metropolitan, um bairro onírico, chega a Lisboa em outubro. O projeto pop up, do mundo do imaginário, aparece e desaparece das cidades. Em Lisboa o Bairro Metropolitan vai proporcionar aos seus visitantes uma experiência imersiva, com diferentes manifestações artísticas, musicais, gastronómicas e de lazer.

O bairro “very atypical” de cariz público e cultural, com entrada gratuita, vai ‘atracar’ no Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa e vai proporcionar uma viagem ao mundo do fantástico, de 3 a 6 de outubro.

O Bairro Metropolitan conta com a intervenção de vários artistas contemporâneos, como Vanessa Teodoro, Maria Imaginário, Catarina Glam e Rita Ravasco, e ainda a Miss Suzie, como directora artística de quatro performances, nomeadamente a das 21h55, artistas musicais e do universo circense.

Catarina Vasconcelos, uma das mentoras do projeto, referiu: “Apelando à cultura trendy das sociedades contemporâneas decidimos criar o projeto Bairro Metropolitan, que é composto por um cenário evocativo, inspirado na magia, no mistério e no universo circense”.

Bairro Metropolitan: um projeto pop up em Lisboa
Bairro Metropolitan: um projeto pop up em Lisboa. Foto: DR

“Lisboa será a primeira cidade portuguesa a receber este bairro atípico, formado por vários espaços pop up instalados em contentores marítimos e numa tenda tensionada, dando origem a avenidas e ruas temáticas, como a Metropolitan Art Street, Wine Garden, Food Corner, Pink Street, Barber Street”, explicou esta mentora do projeto.

O Bairro Metropolitan para além da sua natureza cultural encerra uma componente ligada à sustentabilidade e preservação da natureza, utilizando na sua construção matérias primas amigas do ambiente, a reutilização de contentores marítimos e dedicando uma das suas avenidas à consciencialização para a extinção do Lince Ibérico.

Joana Ornelas, outra das mentoras do projeto, referiu: “Com este projeto pretendemos vincular uma mensagem com tónica na consciencialização para a adoção de comportamentos sustentáveis”, em lembrou “ o relógio ‘louco’, criado pela artista Rita Ravasco e o maior ícone do Bairro, encerra em si esta mensagem, bem como a existência da humanidade nos seus diversos sentidos”.

Bairro Metropolitan: um projeto pop up em Lisboa
Bairro Metropolitan: um projeto pop up em Lisboa

Joana Ornelas conclui: “Atendendo ao imaginário do evento – um bairro onírico capaz de criar memórias impactantes e experiências imersivas – só poderíamos evocar esta preocupação. Os destinos fantásticos só podem existir se respeitarmos e cuidarmos do planeta”.

O projeto da responsabilidade da produtora It´s Always Now, da Catarina Vasconcelos e Joana Ornelas, terá um guia, a Metropolitan Magazine, editado em português, inglês, francês e espanhol, com a agenda cultural dos quatro dias, para ajudar os seus visitantes nesta viagem imersiva a um bairro onírico.