Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal de 2018 tem novidades

Prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno: Moto, Quad, SSV e Auto, a 30ª Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, em Reguengos de Monsaraz, de 25 a 27 de maio de 2018, tem este ano exposição de viaturas, espetáculo pirotécnico e novos troços de prova.

Auto, Ricardo Porem
Auto, Ricardo Porem. Foto: DR

A 30ª edição da Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal, organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, decorre de 25 a 27 de maio de 2018. A prova, que faz parte do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, apresenta “uma variedade de novidades que têm como objetivo tornar este evento ainda mais interessante e garantir a excelência da competição.”

A Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal é a quarta etapa do Campeonato Moto, Quad e SSV e a terceira do calendário Auto do Nacional de Todo-o-Terreno tem ainda “como atrativo a realização do Troféu Terras do Grande Lago Alqueva”. A organização conjunta da Secção Motorismo SAR e do Motor Club Villafranca de los Barrios, de Espanha, tem início na prova alentejana, uma competição que compreende a realização de duas provas, uma em Portugal e outra em Espanha.

A segunda etapa do troféu, o Rally TT Baja Dehesa de Extremadura, será disputada entre 09 e 10 de junho. O troféu apresenta um conjunto de prémios em numerário num total de 10.000 euros a dividir pelos três primeiros classificados das categorias T1 e T2.

Este ano em que a Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal, comemora 30 anos, vai voltar a haver a exposição das viaturas no Parque da Cidade. É realizada uma cerimónia de partida com início às 21h00 de sexta-feira e tem um espetáculo pirotécnico comemorativo da efeméride da prova. Mas a novidade direta é que a mesma ter novos trocos, em comparação com as edições anteriores.

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal 2018, que é pontuável para os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno de ambas as federações, conta ainda para o Troféu Polaris, Troféu CanAm, Taça Yamaha, no caso da FMP, e Taça de Portugal de TT, Taça Ibérica de TT e Desafio Total/Mazda, no caso da FPAK.

Em 2017 a prova alentejana teve como vencedor na competição auto o piloto Ricardo Porém, e nas corridas destinadas a Moto, Quad, SSV triunfaram respetivamente Sebastian Bühler, Arnaldo Martins e João Lopes.

Moto, Sebastian Bühler
Moto, Sebastian Bühler. Foto: DR
Quad. Arnaldo Martins
Quad. Arnaldo Martins. Foto: DR
Quad. Arnaldo Martins
Quad. Arnaldo Martins. Foto: DR

A prova de Reguengos de Monsaraz é um dos eventos “de referência do todo-o-terreno em Portugal e realiza-se sem interrupções no concelho de Reguengos de Monsaraz há já 30 anos”. A prova, que tem sido “muito bem acolhida tanto por pilotos como pelo público”, mantem o nome associado à Capital dos Vinhos de Portugal, e conta com um novo patrocinador, a CONSILCAR, e também na promoção do maior Centro Oleiro da Península Ibérica e das tradicionais Mantas de Reguengos sendo, desta forma, um meio privilegiado na divulgação do que de melhor se produz na região.”