Bangladesh sofre surto de dengue com elevada taxa de mortes

Bangladesh relatou à Organização Mundial da Saúde um total de 69.483 casos de dengue, em 2023, a maioria em julho. Também ocorreram 327 mortes por dengue. Os números de casos e de mortes é considerado muito acentuado e incomum no período de tempo.

Bangladesh sofre surto de dengue com elevada taxa de mortes
Bangladesh sofre surto de dengue com elevada taxa de mortes

A Organização Mundial da Saúde indica que de 1 de janeiro a 7 de agosto de 2023, as autoridades de saúde do Bangladesh haviam relatado um total de 69.483 casos de dengue confirmados em laboratório.

Os relatos do Bangladesh indicam também 327 mortes relacionadas com dengue, com uma taxa de letalidade (CFR) de 0,47%. Destes pacientes, 63% e 62% das mortes foram relatados no mês de julho de 2023. Mesmo sendo a dengue endémica no Bangladesh, o atual surto de dengue é incomum em termos de sazonalidade e aumento acentuado precoce em comparação com anos anteriores, onde a onda começou por volta do final de junho.

A taxa de letalidade é, até agora, este ano, relativamente alto em comparação com os anos anteriores para o período do ano inteiro. Um estudo pré-monção mostra que a densidade de mosquitos e o número de potenciais pontos críticos está no nível mais alto dos últimos cinco anos.

A maior incidência de dengue está a ocorrer no contexto de uma quantidade incomum de chuvas episódicas, combinadas com altas temperaturas e alta umidade, que levou a um aumento da população de mosquitos no Bangladesh.

A dengue é uma doença provocada por um vírus transmitido peça picada de um mosquito. Os sintomas mais comuns são febre (que pode durar cerca de 2 a 7 dias); dor de cabeça; dor muscular e articular; dor em redor ou atrás dos olhos; vómitos; manchas vermelhas na pele e hemorragias.