Base Aérea nº5 preparada para receber o Papa Francisco

Base Aérea nº 5, em Monte Real, Leiria, está preparada para receber o Papa Francisco, indicou o Ministério da Defesa Nacional. O Papa deverá chegar às 16h00, de hoje, 12 de maio, deslocando-se de helicóptero e de Papamóvel para o Santuário de Fátima.

Santuário de Fátima
Santuário de Fátima. Foto: Rosa Pinto

O Papa Francisco deverá chegar à Base Aérea nº5 às 16h00 de hoje, 12 de maio. A Base Aérea é, mais uma vez, a porta de entrada em Portugal de um Papa, à semelhança das visitas dos Papas Paulo VI, em 1967, e João Paulo II, em 1991.

A Base Aérea nº 5, em Monte Real, que se situa a 40 quilómetros de Fátima, possuiu a característica de ser a base de onde operam “as duas esquadras de F-16, responsáveis pela defesa do espaço aéreo português.”

A visita do Papa envolveu um reforço de segurança a vários níveis incluindo as Forças Armadas que têm estado empenhadas no planeamento e execução do dispositivo de Segurança Especial de Proteção e Socorro à Visita Papal, com um reforço das capacidades de policiamento aéreo, nomeadamente através da criação de zonas de exclusão aérea e da implementação de um sistema anti-drone.

A Força Aérea envolve três helicópteros EH-101 para transporte do Papa e do séquito restrito, permanecendo mais um EH101 de reserva. Foram também reforçadas as capacidades de apoio sanitário tanto da Força Aérea como do Exército.

O Exército está no terreno desde o dia 8 de maio, dando apoio à população durante a visita apostólica com equipas de emergência preparadas para vários tipos de apoio como reanimação, socorro e extração. O exército disponibilizou uma equipa de apoio sanitário com tendas para apoio a peregrinos e tratamento de doentes.

Para além de responsável pela deslocação aérea do Papa em solo português, a Força Aérea assegurou o transporte do Papamóvel, que já se encontra em solo português desde a tarde de 9 de maio, indicou o Ministério da Defesa Nacional.

O Papa Francisco é recebido na Base Aérea pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o qual terá um pequeno encontro a sós.