Base espanhola na Antártida recebe combustíveis renováveis da Repsol

Base espanhola “Gabriel de Castilla”, na Antártida, gerida pelo exército espanhol, e destinada a investigação científica, recebe o primeiro combustível 100% renovável. A entrega de combustível vem de uma parceria com a Repsol.

Base espanhola na Antártida recebe combustíveis renováveis da Repsol
Base espanhola na Antártida recebe combustíveis renováveis da Repsol. Foto: DR

Parte da energia da base espanhola “Gabriel de Castilla”, instalada pelo exército espanhol na Ilha Deception, na Antártida, passa a ser de combustíveis 100% renováveis da Repsol. A energia é fundamental para o fornecimento de eletricidade, água quente e aquecimento.

A 37ª Campanha Antártica que irá decorrer durante os próximos quatro meses, com treze militares do exército espanhol destacados na Antártida na missão dedicada à ciência. Os militares vão apoiar e colaborar com o Ministério da Ciência e da Inovação nos projetos de investigação que as diferentes equipas de cientistas ali destacadas realizam durante o verão austral, cobrindo todas as necessidades dos envolvidos nos trabalhos, desde a deslocação pela ilha até à garantia da sua segurança em situações de emergência causadas por fenómenos climáticos.

A base espanhola “Gabriel de Castilla”, composta por diferentes módulos, como: o edifício de habitação onde se situam os refeitórios e dormitórios, o módulo científico onde se realizam projetos de investigação, e outros de manutenção e apoio à atividade na ilha, acolherá durante os próximos quatro meses, os 13 militares destacados.

Durante a campanha as instalações serão alimentadas por 2.000 litros de gasóleo 100% renovável, fornecidos pelo centro de inovação da empresa, o Repsol Technology Lab, uma vez que a temperatura na ilha Deception (arquipélago das Shetland do Sul), onde se encontra a base, atinge os -30ºC, condições especiais que requerem uma conduta inovadora por parte da multienergética.

O continente antártico é a maior reserva natural do planeta, e o exército espanhol, responsável pela gestão da base “Gabriel de Castilla”, irá atuar para maximizar a sustentabilidade e minimizar o impacto ambiental das atividades desenvolvidas durante os trabalhos, tal como definido no Tratado da Antártida e no Protocolo de Madrid.

Em 2010, a base obteve a Certificação AENOR do seu Sistema de Gestão Ambiental, com base na norma ISO 14001, fechando assim, um processo iniciado dez anos antes e em que o compromisso do exército foi a proteção do meio ambiente.

Agora, nesta missão, o exército espanhol conta com o apoio dos combustíveis 100% renováveis da Repsol, que proporcionam uma solução sustentável sem necessidade de modificar as instalações existentes e, portanto, uma solução ideal para reduzir imediatamente as emissões líquidas de CO2.