Beatriz Costa vence Minho Young Chef Awards 2018

Beatriz Costa, de 17 anos, vence Minho Young Chef Awards 2018 com um prato de arroz de vinha d'alhos. Um arroz de tacho cozido numa mistura de água, entrecosto estufado e vinho tinto deu à estudante de Riba d'Ave o primeiro lugar na competição.

Beatriz Costa vence Minho Young Chef Awards 2018
Beatriz Costa vence Minho Young Chef Awards 2018. Foto: DR

A jovem estudante Beatriz Costa, do Didaxis, a Escola Cooperativa de Vale S. Cosme, em Riba d’Ave, venceu Minho Young Chef Awards 2018 com um prato de arroz de vinha d’alhos inspirado na avó e nas noites de fado em sua casa.

Beatriz Costa explicou: “É uma homenagem a minha avó”. A receita que aposta em ingredientes da época e da região foi decisiva para eleição da jovem.

Renato Cunha, Embaixador do Minho Young Chef Awards (MYCA) e membro do júri, explicou: “É um prato verdadeiramente minhoto, com feijões tarrestres produzidos em Arcos de Valdevez e um produto slow food foi fundamental para ganhar.”

Beatriz Costa vence Minho Young Chef Awards 2018
Beatriz Costa vence Minho Young Chef Awards 2018. Foto: DR

A vencedora vai representar o Minho no European Young Award, em Galway, na Irlanda em novembro. Perante a nova responsabilidade, Beatriz Costa referiu: “ Quero mostrar como o Minho tem bons pratos. Representar Portugal lá fora é um sonho. Estou muito feliz.”

O MYCA decorreu durante a organização do Congresso Internacional de Gastronomia do Minho (IGAT) que reúne em Braga, até dia 26 de maio, cozinheiros de toda a Europa, incluindo grandes nomes da gastronomia europeia.