BEI e Indico Capital Partners criam fundo de capital de risco para PME portuguesas

Banco Europeu de Investimento com apoio do Plano de Investimento para a Europa, ou Plano Juncker, envolve 25 milhões de euros na criação de um Fundo de Capital de Risco com a portuguesa Indico Capital Partners para beneficiar PME portuguesas.

BEI e Indico Capital Partners criam fundo de capital de risco para PME portuguesas
BEI e Indico Capital Partners criam fundo de capital de risco para PME portuguesas. Foto: © Rosa Pinto

O Plano de Investimento para a Europa, ou Plano Juncker, apoia um investimento de 25 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) para a criação de um fundo de capital de risco com a empresa portuguesa Indico Capital Partners.

O fundo destina-se a identificar e apoiar as empresas em Portugal mais promissoras na fase de arranque, em especial as orientadas para as tecnologias digitais, inteligência artificia, Fintech, Cibersegurança para Marketplaces e Plataformas B2C.

O fundo é também apoiado pelo InnovFin, o programa da UE para a inovação nas pequenas e médias empresas, financiado pelo Horizonte 2020. Até dezembro de 2018, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), no âmbito do Plano Juncker, já tinha mobilizado 371,2 mil milhões de euros de investimentos adicionais, incluindo mais de 8,8 mil milhões de euros em Portugal, prevendo-se que 856 mil pequenas e médias empresas beneficiem de um melhor acesso ao financiamento.

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, responsável por Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, referiu: “Este novo Fundo de Capital de Risco apoiado pelo Plano de Investimento” vai permitir “às startups portuguesas o financiamento necessário para transformar suas ideias em projetos concretos, e criar empregos”.

O responsável europeu esclareceu: “Portugal é o terceiro maior beneficiário do Plano de Investimento, com quase 12 mil empresas a melhorar o acesso ao financiamento devido ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos”.