Beja: Exposição Mariana Alcoforado

Exposição “Mariana Alcoforado - Entre o amor à cidade e a cidade do amor” assinala os 300 anos da morte da freira de Beja. A exposição está disponível de 16 de setembro a 30 de dezembro de 2023 no Centro de Arqueologia e Artes, em Beja.

Beja: Exposição Mariana Alcoforado
Beja: Exposição Mariana Alcoforado

No ano em que se assinalam os 300 anos da morte de Mariana Alcoforado, o Município de Beja preparou diversas manifestações culturais, lançamento de livros, concerto, teatro, conversas, roteiros e a exposição “Mariana Alcoforado – Entre o amor à cidade e a cidade do amor”.

Manifestações que pretendem mostrar como a atribuição da obra “Lettres Portugaises traduites en François” ou “Cartas Portuguesas”, como foram designadas em Portugal, à freira de Beja vem agitar o mercado da bibliofilia e das Artes em Portugal e mais concretamente, em Beja.

A freira Mariana despertou paixões entre mecenas, colecionadores e artistas e a cidade é, em sua homenagem, a ‘cidade do Amor.’

As “Cartas Portuguesas” foram dirigidas pela freira Mariana Alcoforado ao Marquês Noel Bouton de Chamilly, Conde de Saint-Léger e oficial francês, que lutou em solo português sob as ordens de Frederico de Schomberg, durante a Guerra da Restauração. As “Cartas Portuguesas” tornaram-se num famoso clássico da literatura mundial.