Bip, dois livros multiformato sobre relação com os animais

“Bip, A Vida de um Cão” e “Bip! Onde está o coração?” são dois livros que refletem sobre a nossa relação com os animais. Os livros apresentam um novo e inovador conceito multiformato, ou livros para todos, com coordenação de Célia Sousa, do Politécnico de Leiria.

Bip, dois livros multiformato sobre relação com os animais
Bip, dois livros multiformato sobre relação com os animais

Bip, A Vida de um Cão”, da autoria de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Salvador Mendes, e “Bip! Onde está o coração?” da autoria de Eduarda de Sousa Pires, com ilustrações de Mauricio Hilgert, são dois livros que refletem sobre a nossa relação com os animais.

Os livros surgiram no âmbito do Projeto Mão Guia – Guia-te para a Vida apoiado pelo Programa BIP-ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, numa parceria desenvolvida entre o Politécnico de Leiria e a Associação Mão Guia, e o apoio da Associação São Francisco de Assis – Cascais.

Os livros contam histórias simples que permitem ensinar e refletir sobre a importância do afeto na nossa relação com os animais e ainda sobre a natureza do abandono animal. Apresentados em vários formatos de leitura promovem a participação e a inclusão ativa de todas as crianças.

Estes “livros para todos” têm imagens em relevo, e estão impressos em braille e em letra aumentada, e têm ainda uma versão áudio. O multiformato permite serem acessíveis a crianças com baixa visão ou cegas, tendo também pictogramas para indivíduos com incapacidade intelectual, ou outra dificuldade de compreensão do texto escrito. A temática permite, a pais e professores, uma atividade de leitura reflexiva, a consciencialização de valores, de comportamentos e atitudes perante a inclusão e perante a tutela responsável dos animais de estimação.

Os livros distinguem-se de outras obras, por terem tido em todas as partes da sua criação o envolvimento de várias pessoas, que criaram as histórias, e ilustraram os livros. Cada livro foi construído manualmente e contou com a tradução e adaptação para pictograma, e a coordenação do projeto multiformato, de Célia Sousa, responsável do CRID do Politécnico de Leiria.

“Bip, A Vida de um Cão ”, da autoria de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Salvador Mendes, reúne num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, e inclui ainda um código Quick Response (QR), que remete para a página da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, onde está disponível na versão áudio livro, para crianças cegas.

“Bip! Onde está o coração?”, da autoria de Eduarda de Sousa Pires, com ilustrações de Mauricio Hilgert, tem na sua génese o conceito de livro para todos, reunindo num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza. Inclui também um código QR, que remete para a página da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, onde está disponível a versão áudio livro para crianças cegas.

“Bip, A Vida de um Cão” e o “Bip! Onde está o coração?” tem edições limitadas, respetivamente 400 e 200 exemplares.

As obras acabam de ser apresentadas nos seus diversos formatos pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação Mão Guia, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e a Associação São Francisco de Assis de Cascais.