Bip, dois livros multiformato sobre relação com os animais

“Bip, A Vida de um Cão” e “Bip! Onde está o coração?” são dois livros que refletem sobre a nossa relação com os animais. Os livros apresentam um novo e inovador conceito multiformato, ou livros para todos, com coordenação de Célia Sousa, do Politécnico de Leiria.

0
Bip, dois livros multiformato sobre relação com os animais
Bip, dois livros multiformato sobre relação com os animais

Bip, A Vida de um Cão”, da autoria de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Salvador Mendes, e “Bip! Onde está o coração?” da autoria de Eduarda de Sousa Pires, com ilustrações de Mauricio Hilgert, são dois livros que refletem sobre a nossa relação com os animais.

Os livros surgiram no âmbito do Projeto Mão Guia – Guia-te para a Vida apoiado pelo Programa BIP-ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, numa parceria desenvolvida entre o Politécnico de Leiria e a Associação Mão Guia, e o apoio da Associação São Francisco de Assis – Cascais.

Os livros contam histórias simples que permitem ensinar e refletir sobre a importância do afeto na nossa relação com os animais e ainda sobre a natureza do abandono animal. Apresentados em vários formatos de leitura promovem a participação e a inclusão ativa de todas as crianças.

Estes “livros para todos” têm imagens em relevo, e estão impressos em braille e em letra aumentada, e têm ainda uma versão áudio. O multiformato permite serem acessíveis a crianças com baixa visão ou cegas, tendo também pictogramas para indivíduos com incapacidade intelectual, ou outra dificuldade de compreensão do texto escrito. A temática permite, a pais e professores, uma atividade de leitura reflexiva, a consciencialização de valores, de comportamentos e atitudes perante a inclusão e perante a tutela responsável dos animais de estimação.

Os livros distinguem-se de outras obras, por terem tido em todas as partes da sua criação o envolvimento de várias pessoas, que criaram as histórias, e ilustraram os livros. Cada livro foi construído manualmente e contou com a tradução e adaptação para pictograma, e a coordenação do projeto multiformato, de Célia Sousa, responsável do CRID do Politécnico de Leiria.

“Bip, A Vida de um Cão ”, da autoria de Luísa Ducla Soares, com ilustrações de Pedro Salvador Mendes, reúne num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, e inclui ainda um código Quick Response (QR), que remete para a página da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, onde está disponível na versão áudio livro, para crianças cegas.

“Bip! Onde está o coração?”, da autoria de Eduarda de Sousa Pires, com ilustrações de Mauricio Hilgert, tem na sua génese o conceito de livro para todos, reunindo num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza. Inclui também um código QR, que remete para a página da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, onde está disponível a versão áudio livro para crianças cegas.

“Bip, A Vida de um Cão” e o “Bip! Onde está o coração?” tem edições limitadas, respetivamente 400 e 200 exemplares.

As obras acabam de ser apresentadas nos seus diversos formatos pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, a Associação Mão Guia, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria e a Associação São Francisco de Assis de Cascais.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!