BMW apresenta novos conceitos de trotinetas elétricas

Grupo BMW apresenta dois conceitos de trotinetas elétricas, um de duas rodas e outro de três rodas com acessório de carga. As trotinetas elevam na segurança da condução com a facilidade para viagens com recurso a transportes públicos.

BMW apresenta novos conceitos de trotinetas elétricas
BMW apresenta novos conceitos de trotinetas elétricas. Foto: DR

Nos últimos anos, houve um aumento do tráfego em muitos centros das cidades e as necessidades de mobilidade das pessoas que aí vivem continuam altas. Com o objetivo de fornecer mobilidade individual, a BMW está a ajudar ativamente a criar a cidade habitável do futuro e tem vindo a apresentar novos conceitos de mobilidade individual.

Concept DYNAMIC CARGO

A BMW deu a conhecer o seu conceito de trotineta de carga compacta de três rodas. Uma trotineta com alta agilidade, opções de uso flexíveis e grande adequação a todo o ano. Uma plataforma de carga utilizável de forma variável com acessórios inovadores para o transporte de cargas e / ou crianças, bem como para atividades de lazer.

As trotinetas oferecem grande flexibilidade de uso, produzem emissões zero e são um dos meios de transporte mais rápidos e eficientes em áreas urbanas. No entanto, condições chuvosas, frias ou escorregadias geralmente bastam para que a maioria dos utilizadores opte pelo transporte público ou pelo carro. O mesmo se aplica quando é preciso transportar cargas como quando é necessário ir ao supermercado ou levar crianças.

Uma grande variedade de trotinetas de carga estão agora disponíveis, que oferecem uma alternativa ao uso do carro em viagens urbanas. No entanto, muitos conceitos de trotinetas de carga são mais amplos e, acima de tudo, mais extensos do que as trotinetas normais devido aos requisitos para o transporte de cargas e / ou crianças. Em conjunto com o peso adicional resultante e a possível carga útil.

“O nosso objetivo era desenvolver um conceito que retenha a agilidade e sensação de direção de uma trotineta normal, ao mesmo tempo que adiciona opções de transporte inovadoras e seguras”, disse Jochen Karg, BMW Group. “A Concept DYNAMIC CARGO é a primeira trotineta de carga dinâmica ‘pick-up’ que combina o prazer de dirigir com uso flexível e maior adequação durante todo o ano.”

O principal componente do Concept DYNAMIC CARGO de três rodas é o chassi principal dianteiro, que é conectado à seção traseira por meio de um eixo pivô e que se inclina nos cantos. A seção traseira permanece estável em todos os cantos, sem inclinar para a estrada. Isso se combina com o trem de força eletrificado – que é ativado assim que o utilizador avança e aciona as duas rodas traseiras – para tornar a trotineta de carga tão fácil de andar como a trotineta padrão. Além de produzir uma estabilidade de direção muito maior em todas as condições climáticas em comparação com as trotinetas de duas rodas, as rodas traseiras com sua montagem de eixo rígido e não giratória também fornecem a base para uma plataforma de transporte versátil em estilo picape. Pode ser equipada com uma seleção de acessórios modulares inovadores para o transporte de bagagens e / ou crianças. O princípio do design modular abre o caminho para muitos outros casos de uso. O design da plataforma de transporte tem o benefício adicional do utilizador não ter quase a consciência de qualquer carga, permitindo o transporte seguro e estável de todas as cargas, ao mesmo tempo que garante uma experiência de condução agradável.

BMW apresenta novos conceitos de trotinetas elétricas. Foto: DR

O conceito é complementado por a facilidade para adicionar um sistema modular de proteção contra intempéries. Juntamente com a segurança de condução superior, que é especialmente útil em condições meteorológicas adversas, o que torna a Concept DYNAMIC CARGO um meio de transporte atraente durante todo o ano.

Conceito CLEVER COMMUTE

Com design ergonómico adequado para o uso diário, excelente estabilidade de condução e extremamente compacta, uma opção genuína de mobilidade mista: “modo de transporte público” inovador torna mais fácil incorporar transporte público em viagens mais longas.

A sua dimensão é ideal para estacionar e dirigir o que torna a trotineta ideal para levar no porta-malas do carro.

As trotinetas elétricas estabeleceram-se firmemente no mix de mobilidade urbana, graças aos esquemas de partilha em particular. Oferecem usabilidade flexível, zero emissões locais e a capacidade de levar os utilizadores pela cidade de forma extremamente rápida em curtas viagens urbanas. A adoção de trotinetas elétricas para propriedade privada tem sido relativamente lenta até o momento. Modelos robustos que oferecem segurança são difíceis de transportar em transportes públicos ou em carro devido ao seu tamanho, enquanto os modelos pequenos e mais portáteis sofrem de baixa estabilidade no uso.

Com a Concept CLEVER COMMUTE, a BMW apresenta agora uma trotineta elétrica que se dobra facilmente para ser levada em transportes públicos e / ou em automóvel sem comprometer a estabilidade de condução. No modo de transporte público, o estribo dobra-se nas laterais e a roda traseira gira na abertura resultante por baixo. Este mecanismo encurta a distância entre eixos da CLEVER COMMUTE substancialmente para que possa até mesmo ser transportada em uma escada rolante sem dificuldade. Este é um requisito importante se a viagem incluir rotas de metropolitano. A trotineta também pode ser enrolada em ambas as rodas. E o motor do cubo integral da roda dianteira fornece um impulso elétrico que torna mais fácil empurrar a CLEVER COMMUTE nas rampas de subida.

Ambos os conceitos de micromobilidade foram projetados de tal forma que a faixa elétrica pode ser dimensionada em relação à respetiva aplicação. Um último recurso muito importante para uso na cidade é a bateria, que pode ser removida e carregada em casa.