BMW coloca ao serviço mais dois camiões elétricos, em Munique

Grupo BMW tem agora três camiões elétricos a percorrer as ruas de Munique. A economia de emissões é de aproximadamente 82 toneladas de CO2 por ano.

Camião elétrico da BMW
Camião elétrico da BMW. Foto: DR

O Grupo BMW colocou mais dois novos camiões elétricos nas ruas de Munique. Os três caminhões elétricos fazem parte das operações de logística da unidade local do grupo BMW. Uma operação que começou quando o primeiro caminhão elétrico de 40 toneladas foi posto em serviço pela fábrica de Munique, em 2015.

O grupo SCHERM e grupo BMW, há mais de dois anos, cooperam em questões de logística urbana sustentável. As duas empresas estão muito satisfeitas com as experiências adquiridas com o uso de seu primeiro camião elétrico, que tem vindo a operar de forma muito confiável desde a entrada ao serviço em julho de 2015.

O camião elétrico percorre oito vezes por dia a distância entre centro logístico da SCHERM e a Unidade de produção do grupo BMW a uma velocidade máxima de 40 quilómetros por hora, economizando cerca de 48 toneladas de CO2 anualmente em comparação com um caminhão convencional.

Com os novos caminhões elétricos, a empresa de logística entrega agora componentes para veículos do centro de abastecimento em Karlsfeld, a 12 quilómetros da cidade, na unidade de Munique. A velocidade máxima, neste caso, é de 64 quilómetros por hora. Este novo camião elétrico tem uma autonomia de aproximadamente 160 quilómetros.

Kurt Kapp, Diretor de Desenvolvimento Comercial da Cidade de Munique, referiu que “a redução das emissões de CO2 é mais relevante do que nunca”, e neste caso “o grupo BMW em conjunto com seus fornecedores de serviços de logística, ao expandirem a frota de caminhões elétricos estão a dar uma contribuição para reduzir as emissões na cidade de Munique.”

Os camiões elétricos de 40 toneladas são livres de emissão, silenciosos e praticamente geram quase nenhuma contaminação por partículas. Em comparação com caminhões de motores a gasóleo, os três caminhões elétricos economizam anualmente 82 toneladas de CO2. O que é equivale ao que um BMW 320d emitiria se fizesse 20 vezes a volta ao mundo, ou seja, se percorresse cerca de 800 mil quilómetros.

Dependendo do sistema de carregamento, as baterias do caminhão levam três a quatro horas a carregar, e quando totalmente carregadas, os camiões elétricos têm uma autonomia até 160 quilómetros.

Milan Nedeljkovic, diretor da unidade de Munique do grupo BMW, referiu: “Com três caminhões elétricos, estamos a dar um exemplo forte na produção de economia de recursos no coração de Munique,”

A frota de caminhões elétricos demonstra o empenho do grupo BMW na implementação de recursos sustentáveis para o transporte ferroviário e rodoviário. Nos três locais de produção em Munique, Landshut e Leipzig, estão agora a operar sete caminhões elétricos”.