BMW Group e CRITICAL Software criam a Critical TechWorks

BMW Group e CRITICAL Software formam joint venture, a Critical TechWorks, no campo da engenharia de software automóvel. A empresa vai dedicar-se a áreas como: conetividade de veículos, soluções de TI na Cloud e digitalização de processos.

MW Group e CRITICAL Software criam a Critical TechWorks
MW Group e CRITICAL Software criam a Critical TechWorks. Foto: DR

Depois terem tido uma colaboração bem-sucedida, o BMW Group e a CRITICAL Software estão planear uma expansão estratégica de cooperação. As duas empresas chegaram a um acordo para formar uma joint venture designada Critical TechWorks, que vão submeter a aprovação das autoridades de concorrência.

Ao criar a Critical TechWorks, o BMW Group está a avançar na sua transformação numa empresa de tecnologia de mobilidade como parte de sua estratégia NUMBER ONE> NEXT. A Critical TechWorks vai complementar a rede, em constante expansão, do BMW Group, nos campos de desenvolvimento de software e Tecnologias de Informação (TI), e vai beneficiar dos, já muitos anos de experiência da CRITICAL Software, no desenvolvimento ágil de software e de mais de 100 anos de experiência do BMW Group, em mobilidade inovadora.

A Critical TechWorks vai trabalhar no suporte de conectividade de veículos, soluções de TI baseadas na Cloud e na digitalização de processos corporativos. A joint venture vai iniciar a colaboração interdisciplinar nos campos relevantes dos serviços digitais e de infoentretenimento, e na digitalização e automação do desenvolvimento de produtos, produção e vendas.

A participação do BMW Group na Critical TechWorks garante o acesso ao know-how e às capacidades de uma empresa europeia de desenvolvimento de software altamente bem-sucedida. As cidades de Lisboa e Porto estão a assistir a um crescimento particularmente dinâmico neste setor, que em conjunto com as empresas já localizadas em Portugal, está a contribuir para o surgimento de um ecossistema tecnológico europeu para o desenvolvimento de serviços e produtos digitais.

A Critical TechWorks vai ter a sede no Porto e centros de engenharia no Porto e em Lisboa, estabelecendo assim, em Portugal, um novo centro de excelência tecnológica que vai focar-se em áreas de especialização como Artificial Intelligence, Big Data, Smart Factories, Customer Ecosystems, Vehicle Connectivity e Car Sharing Services.

Ao mesmo tempo, o BMW Group indicou que está aumentando o número de colaboradores de desenvolvimento de TI e software na Alemanha e em muitas outras instalações em todo o mundo. Através da estratégia adotada o BMW Group está fortemente colocado para desempenhar um papel ativo na formação da revolução digital na indústria automóvel.