BMW Motorrad apresenta as novas BMW C 400 X e C 400 GT

As novas scooters de médio porte da BMW, a C 400 X e a C 400 GT foram atualizadas com introdução de novas tecnologias, que incluem um potente motor monocilíndrico com a homologação EU-5 e E-gas, e embraiagem centrífuga otimizada.

BMW Motorrad apresenta as novas BMW C 400 X e C 400 GT
BMW Motorrad apresenta as novas BMW C 400 X e C 400 GT

BMW Motorrad apresentou duas novas scooters de médio porte, a C 400 X em 2017 e a C 400 GT em 2018. A C 400 X tem impressionado os clientes do segmento de Mobilidade Urbana com suas características de condução dinâmicas, enquanto a C 400 GT, como uma variante do Gran Turismo adequada para turismo, destaca-se pela sua gama melhorada de recursos de conforto.

Para garantir que scooters continuem a marcar no futuro, a BMW Motorrad atualizou as duas scooters de médio porte e, além de algumas otimizações técnicas significativas, também lhes deu novas cores e estilos.

Potente motor monocilíndrico de acordo com a homologação EU-5 com manípulo do acelerador eletrónico, nova gestão de motor e embraiagem centrífuga otimizada.

Como antes, o motor monocilíndrico com eficiência comprovada e otimizada com uma potência de 25 kW (34 cv) a 7.500 rpm e um torque de 35 Nm a 5.750 rpm serve como unidade de acionamento. A transmissão de força é feita por meio de uma caixa de mudanças CVT (Transmissão Variável Contínua) e um braço oscilante do trem de força rígido com inovador rolamento do braço oscilante para vibração mínima e, portanto, máximo conforto.

O motor foi equipado com o chamado “manípulo do acelerador eletrónico” (E-gas) e uma válvula aceleradora operada eletricamente, bem como um novo sistema de gestão do motor. Outras otimizações são uma matriz modificada e revestimento do conversor catalítico, um sensor de oxigénio de banda larga, modificações na cabeça do cilindro, um novo sensor na tampa do gerador, um chicote de fiação adaptado e controlo de velocidade de marcha lenta modificado. O regulador de marcha lenta na caixa-de-ar foi omitido e o controlo da velocidade de marcha lenta agora é realizado através de um desvio da válvula borboleta e um sistema de turbulência.

Além de estar em conformidade com a homologação EU-5, a unidade revista impressiona os pilotos, acima de tudo com uma resposta do acelerador ainda mais suave e mais sensível, bem como maior estabilidade em marcha lenta. Além do E-gas e do novo gestor do motor, as molas otimizadas para a embraiagem centrífuga também contribuem para aumentar a estabilidade de funcionamento do motor.

A tolerância da força da mola foi limitada, a força da mola foi ligeiramente aumentada e a rotação do motor foi ligeiramente aumentada quando a embraiagem engatou novamente. Devido às tolerâncias reduzidas, a propagação da velocidade ao desengatar a embraiagem é menor e a abertura tardia da embraiagem – como ocasionalmente é conhecido do antecessor – já não acontece.

O Controlo Automático de Estabilidade (ASC) com calibração automática do raio e maior qualidade de regulação.

No decorrer da revisão técnica, as novas C 400 X e C 400 GT também receberam um Controlo Automático de Estabilidade (ASC) otimizado. Em vez da recalibração manual anterior – por exemplo, ao trocar pneus – o novo sistema tem agora uma calibração automática do raio. Além disso, o novo ASC foi projetado para valores de fricção significativamente mais baixos do que antes. Ao andar, isso é percetível numa resposta mais sensível e um conforto de regulação significativamente maior – especialmente em superfícies molhadas e escorregadias. Desativar ASC agora deixa de ser necessário.

Sistema de travão com novas pinças de travão dianteiro e curso da alavanca ajustado dos travões dianteiro e traseiro. Compartimento de arrumação com iluminação otimizada e tomada de carregamento USB.

O sistema de travões do novo C 400 X e C 400 GT também foi revisto. Graças às novas pinças de travão, o sistema de travão de disco duplo na frente oferece agora um ponto de pressão mais estável e claramente definido, bem como um melhor comportamento de reversão dos pistões de travão. Isto é acompanhado por manobras alinhadas para o travão traseiro à esquerda e o travão dianteiro à direita para uma sensação de travagem simétrica.

A iluminação otimizada do compartimento de armazenamento (volume 31 litros, 45 litros com Flexcase) sob o banco melhora significativamente o conforto. A iluminação agora não vem de lado, mas de cima para uma melhor iluminação. Além do soquete onboard de 12 volts, o compartimento de armazenamento frontal direito está agora equipado com um soquete de carregamento USB.

As novas scooters de médio porte da BMW Motorrad são oferecidas em três variantes de cores diferentes.

C 400 X

  • Acabamento com pintura base Blackstorm metálico.
  • Opcional acabamento em pintura metalizada Granite Grey por mais 50,00 euros).
  • Estilo Sport (Blackstorm metálico / Racingblue metálico mate, por mais 200,00 euros.

C 400 GT

  • Acabamento com pintura base Alpine White.
  • Acabamento em pintura metalizada Kallisto Grey opcional pot mais 50,00 euros.
  • Estilo Triplo Preto (Blackstorm metálico com fitas mate, por mais 200,00 euros.

Todos os novos recursos do BMW C 400 X e C 400 GT à primeira vista:

  • Potente acionamento monocilíndrico de acordo com a homologação EU-5 com E-gas, novo gestor do motor e embraiagem centrífuga otimizada.
  • Comportamento de inatividade otimizado.
  • Controle Automático de Estabilidade (ASC) com calibração automática do raio e maior qualidade de regulação.
  • Sistema de travão com novas pinças de travão dianteiro, ponto de pressão claramente definido e curso da alavanca ajustado dos travões dianteiro e traseiro.
  • Compartimento de armazenamento do assento com iluminação otimizada e tomada de carregamento USB no compartimento de armazenamento frontal direito.
  • Duas novas cores atraentes para cada um dos modelos, bem como as variantes de estilo “Sport” (C 400 X) e “Triple Black” (C 400 GT).