BMW R 18 M e R 18 Aurora apresentadas na Verona Motor Bike Expo

As motas BMW R 18 M e R 18 Aurora customizadas e exclusivas apresentadas na Verona Motor Bike Expo foram desenvolvidas por dois famosos especialistas italianos com o apoio da BMW Motorrad Itália e da rede de concessionárias.

BMW R 18 M e R 18 Aurora apresentadas na Verona Motor Bike Expo
BMW R 18 M e R 18 Aurora apresentadas na Verona Motor Bike Expo. Foto: DR

Na Verona Motor Bike Expo a BMW Motorrad apresenta dois projetos exclusivos de customização de motas baseados na icónica BMW R 18. A R 18 Aurora, criada pela Garage 221, contratada pela BMW Motorrad Roma, e a R 18 M, um projeto desenvolvido pela revista italiana LowRide e criado pela American Dreams.

BMW R 18 M

M é a letra que distinguia as versões desportivas dos modelos BMW de quatro rodas, e hoje inclui também os veículos de duas rodas. A fonte de inspiração para o projeto BMW R 18 M da redação da LowRide foi a ideia de dar ao BMW Cruiser um visual mais aerodinâmico e desportivo.

BMW R 18 M e R 18 Aurora apresentadas na Verona Motor Bike Expo
BMW R 18 M e R 18 Aurora apresentadas na Verona Motor Bike Expo. Foto: DR

O trabalho concentrou-se no chassi, na configuração da suspensão, na carroceria e nos acessórios, deixando a mecânica e a eletrónica inalteradas como os pontos fortes naturais da R 18. Leve e com uma posição de pilotagem diferenciada, a BMW R 18 M promete ser ainda mais divertida para pilotar: “Continuamos curiosos para experimentar seu potencial. Significativamente mais leve, a mota também deve ser fácil de manusear devido à sua posição de pilotagem, que é mais compacta e carregada para a frente, sem exageros.”

Construída por muitas mãos, de designers a artesãos experientes

O projeto R 18 M foi viabilizado pela BMW Italia e nasceu na esteira das emoções que esta mota pode proporcionar: uma cruiser divertida, potente e animada, com um grande coração e um torque infinito. A LowRide envolveu alguns dos melhores artesões italianos e empresas especializadas no setor.

A realização dos esboços foi confiada ao designer Oberdan Bezzi, já parceiro da LowRide no passado. Ele conseguiu tornar a mota um excitante power cruiser sem perturbar a essência do BMW R 18.

A American Dreams cuidou da montagem e coordenou o trabalho e a Elaboratorio, especializada em prototipagem e modelagem, criou do zero a cauda, e o para-brisa de fibra de vidro. A Carbon Italy tratou das tampas da cabeça, dutos de admissão e outros detalhes de fibra de carbono. O tubo de escape curto, projetado para tornar a linha mais compacta e permitir maiores ângulos de inclinação, traz a assinatura da ER Exhaust Revolution.

Os tubos de escape curtos também dão maior destaque ao esplêndido eixo niquelado descoberto, um detalhe evocativo que merece ser destacado. A LR Leather cobriu o selim em couro, enquanto a pintura foi confiada à Dox Art Factory. A Rizoma forneceu espelhos, manoplas e indicadores universais para os acessórios, perfeitamente alinhados com o caráter da moto.

BMW R 18 Aurora

A ideia e o desejo da Garage 221 de criar uma moto baseada na BMW R 18 teve as suas origens há algum tempo, na apresentação da moto na EICMA 2019. As linhas da nova BMW cruiser, inovadoras e ao mesmo tempo fiéis ao tradicional, merecia “elementos complementares e um espírito ainda mais Heritage, desde as linhas suaves do tanque às formas características do boxeador”, na opinião de Pier Francesco Marchio da Garage 221.

BMW R 18 M e R 18 Aurora apresentadas na Verona Motor Bike Expo
BMW R 18 M e R 18 Aurora apresentadas na Verona Motor Bike Expo. Foto: DR

O projeto centrou-se inicialmente no estudo das diferentes secções da mota, tendo em conta a necessidade de ligar os novos elementos numa harmonia única de linhas, inspirando-se nos cruisers da década de 1970, que sempre envolveram particularmente Pier Francesco “para sua impressionante fluidez estética.”

Elementos distintivos da BMW R 18 Aurora by Garage 221 são os para-lamas envolventes e aderentes ao volante, como a “asa de morcego”, para deixar espaço e assim destacar a área central da mota.

A tradição BMW

As modificações que levaram à R 18 Aurora derivam da experiência da Garage 221 no mundo BMW e, de fato, todos os elementos usados ​​vêm de outros modelos da BMW Motorrad. O selim foi todo emprestado de uma BMW 1200 C de 2005, os suportes Batwing foram feitos utilizando os suportes para piscas de uma BMW R 100 de 1982 e uma parte do chassi traseiro de uma BMW K 75 de 1991. Na cor da carroceria, o código de uma BMW RT 100 de 1983 foi tomado como referência, personalizando os grafismos em seus tons e intensidade. Os suportes dos para-lamas dianteiros e traseiros, os suportes do selim e os braços do suporte da placa são inteiramente feitos à mão.

Com a colaboração da Leo Vince, houve um cuidado especial com o som, para o tornar ainda mais encorpado e cativante. O design foi especificamente estudado para dar uma linha muito pessoal e musculada à parte central da R 18. A grade do radiador de óleo da R 18 Aurora dá um toque natural elegante, inspirado na grade dos carros da BMW da década de 1960. “Foi muito trabalho”, disse Pier Francesco, “mas o resultado é realmente impressionante. A pintura texturizada, as carcaças de injeção, o cárter central e a grade do radiador de óleo fazem tudo parecer ser homogêneo, criando um efeito único com o bloco de cilindros e a engrenagem cónica.”