Boeing entrega primeiro 787-9 Dreamliner à chinesa Juneyao Airlines

Boeing entrega primeiro avião 787-9 Dreamliner à companhia aérea chinesa privada Juneyao Airlines. Esta é a primeira entrega de uma encomenda de 10 aviões que irá permitir à companhia chinesa expandir as rotas internacionais.

Boeing entrega primeiro 787-9 Dreamliner à chinesa Juneyao Airlines
Boeing entrega primeiro 787-9 Dreamliner à chinesa Juneyao Airlines. Foto: DR

A Boeing entregou o primeiro avião 787-9 Dreamliner à Juneyao Airlines. O novo e grande e eficiente Dreamliner passa a ser o primeiro jato comercial de larga fuselagem a ser operado por uma companhia aérea chinesa privada, neste caso com sede em Xangai.

O Boeing 787-9 Dreamliner “é o maior marco de nossa companhia aérea e representa um grande passo para expandir a nossa rede na China e para além” da China, referiu Wang Junjin, presidente da Juneyao Airlines. “O 787-9 Dreamliner vai ter um papel fundamental no crescimento de nossos negócios globais” acrescentou o responsável pela companhia aérea.

A Juneyao Airlines, anteriormente apenas operava com aviões da Airbus, oferecendo principalmente voos de Xangai para mais de 50 cidades na China. Agora a Companhia com o 787 Dreamliner de longo alcance, procura expandir as suas rotas internacionais e aumentar os voos para o sudeste da Ásia, Japão e Coreia.

O 787-9 faz parte de uma família de três aviões que oferecem capacidade para longas distâncias e grande eficiência de combustível com 200 a 350 assentos. O 787-9 pode transportar 290 passageiros e voar até 7.635 milhas náuticas, ou seja 14.140 km, enquanto reduz o consumo de combustível e as emissões em 20 a 25 por cento em comparação com os aviões mais antigos. Os passageiros passam a ter um voo mais confortável graças às grandes janelas do Dreamliner, à menor altitude da cabine, à tecnologia que suaviza o voo e a outras comodidades.

Esta entrega do 787-9 Dreamliners à Juneyao é a primeira dos 10 aviões que a empresa chinesa encomendou à Boeing, e Ihssane Mounir, vice-presidente sénior da Comercial, Vendas e Marketing da Boeing, referiu: “Estamos confiantes de que as características de eficiência de combustível, alcance e satisfação de passageiros do Dreamliner impulsionarão o próximo estágio da expansão da Juneyao Airlines.”

Para garantir uma introdução suave do Dreamliner, a Juneyao Airlines vai utilizar o treino de pilotos da Boeing Global Services. A companhia aérea também vai empregar uma bolsa de voo eletrónica na cabine de pilotagem para melhorar a eficiência operacional. Em outras aeronaves, a Juneyao usa os serviços de gráficos e soluções de planeamento de voo da Boeing.

O 787 Dreamliner é o jato de larga fuselagem que mais vende na história, com quase 1.400 pedidos desde o seu lançamento. Mais de 700 desses Dreamliners entraram em serviço em todo o mundo, ajudando as companhias aéreas a abrir 210 novas rotas sem escalas.