Boeing entrega quatro novos helicópteros para teste à Força Aérea dos EUA

Novos helicópteros, MH-139A Grey Wolf, foram entregues pela Boeing à Força Aérea dos EUA. As quatro aeronaves multimissão, com fabrico da Leonardo Helicopters U.S. e com certificado da Federal Aviation Administration, vão entrar em testes militares.

Boeing entrega quatro novos helicópteros para teste à Força Aérea dos EUA
Boeing entrega quatro novos helicópteros para teste à Força Aérea dos EUA. Foto: DR

A Boeing indica que já entregou quatro aeronaves MH-139A Grey Wolf, de teste, à Força Aérea dos EUA, enquanto esta prepara a substituição da sua frota envelhecida de helicópteros UH-1N.

O Grey Wolf é uma aeronave multimissão – baseada no comprovado helicóptero comercial AW139 – projetado para proteção de mísseis balísticos intercontinentais e para transportar funcionários do governo e forças de segurança. A Boeing recebeu um contrato de 2,4 mil milhões em setembro de 2018, para 80 helicópteros, sistemas de treinamento e equipamentos de suporte.

“O Grey Wolf é uma aeronave moderna e versátil que oferece maior alcance, velocidade e resistência do que o UH-1N Huey que substitui”, esclareceu Mark Cherry, vice-presidente e gestor geral da Boeing Vertical Lift, e acrescentou: “Estou orgulhoso da nossa equipa que, junto com nosso parceiro Leonardo, nos ajudou a alcançar este marco – um tremendo primeiro passo numa longa linha de entregas do Grey Wolf.”

Um marco com a receção do certificado emitido pela Federal Aviation Administration, que é necessário para iniciar as entregas. Com a aeronave em mãos, a Força Aérea prosseguirá agora com o Teste de Utilidade Militar.

“Estamos entusiasmados que os quatro primeiros MH-139A tenham sido aceitos pela Força Aérea dos EUA”, disse Clyde Woltman, diretor executivo da Leonardo Helicopters U.S. “Esta aeronave está bem posicionada para se tornar um ativo importante na defesa e segurança de os Estados Unidos.”

A Leonardo produz o helicóptero na sua fábrica no nordeste da Filadélfia, enquanto a Boeing é responsável pela aquisição dos equipamentos militares, instalação e suporte pós-entrega da aeronave.

A Boeing possui o helicóptero militar mais avançado do mundo, conhecido por ter soluções de ponta que oferecem recursos já comprovados. Com 60 anos de experiência e uma frota global de mais de 2.500 unidades – incluindo as aeronaves AH-6 Little Bird, AH-64 Apache, V-22 Osprey e H-47 Chinook, e participa em desenvolvimento, incluindo o MH-139A Grey Wolf e DEFIANT X — A Boeing avança em missões que vão desde ataque de precisão e reconhecimento até operações de carga média e pesada.

Como empresa aeroespacial global, a Boeing indica em comunicado que desenvolve, fabrica e presta serviços de manutenção a aviões comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países.